#IDDR e o Marco de Sendai

O Marco de Sendai para a Redução do Risco de Desastres 2015-2030 tem o objetivo de aumentar as estratégias nacionais e locais de redução de riscos até 2020, reforçar a cooperação internacional nos países em desenvolvimento e aumentar disponibilidade de sistemas de alerta de emergência de múltiplos riscos.

Dia Internacional para a Redução do Risco de Desastres - #IDDR

O Dia Internacional para a Redução do Risco de Desastres - #IDDR é um dia para celebrar o que as pessoas e as comunidades estão fazendo para reduzir suas vulnerabilidades aos desastres e aumentando a consciência da importância que tem a redução do risco de desastres. Também, é um dia para incentivar cidadãos e governos de fazer parte do esforço para estabelecer comunidades que vão contribuir a formar nações mais resilientes.

Mensaje del Secretario General en PDF

Celebrate with Us

Tema do #IDDR2016: #Viva para contar

A Assembleia Geral das Nações Unidas designou o dia 13 de outubro como data para celebrar o Dia Internacional para a Redução do Risco de Desastres (IDDR) para promover a cultura global de redução de riscos, incluindo a prevenção de desastres, assim como sua mitigação e preparação. Desde sua criação, há 25 anos, o Dia Internacional para a Redução do Risco de Desastres tem ganhado cada vez mais importância, para se tornar um evento central de sensibilização ao nível mundial, celebrado de diversas maneiras a fim de encorajar os esforços destinados a fortalecer a resiliência das coletividades e das nações frente às catástrofes.

Na sequência da campanha ¨Step up¨, que começou em 2011 e que dedicou cada ano a um grupo particular de pessoas vulneráveis expostas a desastres – Crianças e Juventude (2011), Mulheres e Meninas (2012), Pessoas Descapacitadas (2013), Idosos (2014), Povos Indígenas (2014) – UNISDR lança hoje a Campanha Sendai – Sete para promover cada um dos sete objetivos do Marco de Sendai para a Redução do Risco de Desastres 2015-2030 adotada em Sendai, no Japão, em março de 2015.

Como tem sido o caso durante a campanha Step up, o sucesso da campanha Sendai-Sete depende do empenho e da participação de um vasto leque de intervenientes para promover a consciência sobre o Marco de Sendai para a Redução do Risco de Desastres 2015-2030 e as medidas e ações necessárias para sua execução e conclusão dos seus objetivos.

A campanha Sendai-Sete constitui uma boa oportunidade para todos os governos , autoridades locais, grupos comunitários, organizações da sociedade civil , setor privado , organizações internacionais e agências das Nações Unidas promoverem as melhores práticas em todos os setores, incluindo a nível internacional , regional e nacional para reduzir os riscos de perdas em catástrofes.

Viva para contar: Tema # IDDR2016

A campanha de 2016 procurará aumentar a consciência sobre as medidas tomadas para reduzir a mortalidade no mundo. UNISDR quer que você use o 13 de outubro para dizer ao mundo o que você está fazendo para implementar o Marco de Sendai para a Redução do Risco de Desastres 2015-2030para reduzir a mortalidade e melhorar os resultados na área de saúde, em situações de desastres.
Exemplo na nota conceptual

Tendências de mortalidade

A taxa de mortalidade global média registrada no período 2005-2014 foi de 76.424 mortos por ano, de acordo com o Centro de Investigação sobre a Epidemiologia dos Desastres (CRED). Em 2015, o CRED registrou 22,773 mortos. Aqui está uma lista dos principais riscos naturais com o número médio de mortes por década seguido do número de mortes para 2015 entre parênteses: Inundações, 5938 (3310); Tempestades, 17778 (996); Seca, 2030 (35); Desmoronamento, 1369 (923); Terremoto / tsunami, 42381 (9525); incêndios florestais, 73 (66); atividade vulcânica, 46 (0); movimento de massas (seco) 373 (0).


Os desastres tecnológicos já mataram 5.884 pessoas em 2014 e à média anual da década anterior era de 7514. Estes eventos incluem o naufrágio Ferry Boat; acidentes de transporte são responsáveis ​​por 74% das mortes devido a desastres tecnológicos no banco de dados do CRED.


A emergência de saúde pública de preocupação internacional ocorre regularmente. Mais recentemente, a epidemia de Ebola nos países do Oeste Africano da Guiné, Libéria e Serra Leoa tomou cerca de 11 000 vidas e causou um trauma generalizado e perdas econômicas significativas. A rápida disseminação da Zika é outro exemplo.


Resultados esperados da campanha

1. O aumento da consciência global do Marco de Sendai, apresentando-o como um programa de prevenção para melhorar a resistência a desastres associados a riscos naturais e provocados pelo homem.

2. Maior inclusão de representantes de grupos vulneráveis ​​em programas de redução de risco de desastres a nível nacional.

3. Um discurso público mais favorável para promover uma mudança de atitude e comportamento na gestão do risco de desastres.

CAMPANHA SENDAI SETE – SETE OBJETIVOS – SETE ANOS (2016-2022)

Os melhores exemplos que podemos encontrar no mundo ou em cada região serão considerados para a nomeação de campeões Sendai para uma redução significativa na mortalidade. Por favor, envie a sua candidatura antes de 1 de Setembro e o texto não deve exceder 500 palavras , à iddr2016@un.org

  • 2016 – Objetivo 1: Reduzir substancialmente a mortalidade global por desastres até 2030, com o objetivo de reduzir a média de mortalidade global por 100.000 habitantes entre 2020-2030, em comparação com 2005-2015;
  • 2017 – Objetivo 2: Reduzir significativamente o número de pessoas afetadas por desastres no mundo até 2030, para que a taxa média global por 100.000 habitantes durante a década 2020-2030 seja menor do que a mesma taxa entre 2005 e 2015;
  • 2018 – Objetivo 3: Reduzir as perdas económicas diretamente resultantes de desastres em termos de produto interno bruto (PIB) em 2030;
  • 2019 – Objetivo 4: Reduzir significativamente a interrupção de serviços básicos e os danos causados ​​por calamidades para infraestruturas críticas, incluindo aqueles de saúde e educação, nomeadamente através do reforço da sua capacidade de resistência a 2030;
  • 2020 – Objetivo 5: Aumentar significativamente o número de países com estratégias nacionais e locais para a redução do risco de desastres em 2020;
  • 2021 – Objetivo 6: Fortalecer consideravelmente a cooperação internacional com os países em desenvolvimento, fornecendo apoio adequado e contínuo para completar sua ação nacional na aplicação do Marco em 2030;
  • 2022 – Objetivo 7: Melhorar significativamente o acesso da população a sistemas de alerta de emergência de multirriscos e informações e avaliações de risco de desastres em 2030.

Quais são as origens do Dia Internacional para a Redução do Risco de Desastres?

O Dia Internacional para a Redução do Risco de Desastres #IDDR é comemorado desde 1989. Este ano, a Assembleia Geral da ONU, apoia este evento, e considera o #IDDR como uma oportunidade para promover uma cultura global de redução de desastres, incluindo a adoção de praticas de prevenção, mitigação e preparação para os riscos de desastres.

Normalmente, o #IDDR é celebrado segunda quarta-feira de outubro. No entanto, desde 2009, a Assembleia Geral decidiu estabelecer o 13 de outubro como a data da celebração do Dia Internacional para a Redução do Risco de Desastres - #IDDR.


 

Sr. Robert Glasser, chefe da UNISDR lançou hoje a Campanha Sendai Sete - 7 Objetivos, 7 anos, uma iniciativa de advocacia para encorajar a implementação do Marco de Sendai para a Redução do Risco de Desastres 2015-2030, com o objetivo de salvar vidas , reduzindo as perdas de desastres e visando a melhoria da gestão do risco de desastres.

Sr. Glasser disse hoje: "Apesar do sucesso alcançado, ainda contamos muitas vidas perdidas em eventos previsíveis devido à falta de acesso a Sistemas de Alerta de Emergência, a falta de experiência adquirida durante eventos anteriores, e compreensão da crescente ameaça da mudança climática e seus efeitos sobre a frequência de eventos climáticos extremos, como tempestades, inundações e secas". "A consciência pública dos riscos é um tema chave da campanha de sete anos, que está entrada sobre as sete metas estabelecidas pelos Estados-Membros da ONU. Estes incluem, entre outros, reduções substanciais na perda de vidas humanas, o número de pessoas afetadas, prejuízos econômicos e danos à infraestrutura".

 

¿CELEBRANDO EL DIRD16? MUÉSTRANOS TUS FOTOS!

Visite el álbum del DIRD en Flickr →

Tweets sobre #DIRD2016




Share IDDR14 event



Facebook de UNISDR Las Américas

Compartilha algo especial que você tem aprendido de Tendências de mortalidade

¿Tiene preguntas?

Para obter mais informações sobre o Dia Internacional para a Redução do Risco de Desastres favor abordar a equipe de comunicação da UNISDR jaime@un.org

Esta página se produjo de conformidad con los lineamientos del documento sobre sobre accesibilidad de las páginas de Internet de las Naciones Unidas.

 

^ Subir ^