Construindo Cidades Resilientes - Boletim Quinzenal 03 - Fevereiro 2014

Construindo Cidades Resilientes: minha cidade está se preparando!

Caros pontos focais, parceiros e colaboradores da campanha Construindo Cidades Resilientes,

O Centro de Excelência em Redução do Risco de Desastre - CERRD tem acompanhado o processo de conferências municipais e estaduais que deverão culminar na II Conferência Nacional para Proteção e Defesa Civil.

Além de subsidiar diversos municípios com informações sobre a Campanha para apoiar os debates sobre o Eixo IV (Mobilização e promoção de uma cultura de Proteção e Defesa Civil na busca de Cidades Resilientes), a equipe do CERRD também teve a oportunidade de participar da II Conferência Municipal do Rio de Janeiro, realizada no dia 13 de fevereiro no campus da Universidade Veiga de Almeida, na Tijuca.

Ainda nas primeiras semanas de fevereiro, o CERRD-UNISDR teve a honra de comemorar, no último dia 10, o aniversário de 38 anos da Defesa Civil do Estado de São Paulo, em evento realizado no Palácio dos Bandeirantes, na capital do Estado.

As últimas semanas foram bastante animadas para a Campanha Construindo Cidades Resilientes: em reunião com o Escritório Regional do UNISDR para as Américas, sediado na Cidade do Panamá, pudemos trocar ideias sobre a Campanha em âmbito regional e formas de aprimorar processos e resultados no Brasil.

Também tivemos a adesão de mais 5 cidades participantes e outras 2 preencheram e publicaram o reltório de auto-avaliação (LGSAT) - confira na lista abaixo!

 

Boa leitura!

II Conferência Municipal do Rio de Janeiro

inscrição para os grupos de trabalho

No último dia 13 de fevereiro, realizou-se, no campus Tijuca da Universidade Veiga de Almeida, a II Conferência Municipal de Proteção e Defesa Civil do Rio de Janeiro. O evento contou com a ampla participação de diversos setores da sociedade interessados em contribuir com o debate sobre "novos paradigmas" para a defesa civil no país.

Após a aprovação do regimento, foram ministradas palestras para orientar os grupos de trabalho sobre os eixos temáticos e avaliar os avanços alcançados desde a última conferência. Todos os palestrantes fizeram referência ao Marco de Ação de Hyogo como principal instrumento que orienta os esforços de redução do risco de desastre em âmbito global. O tema das mudanças climáticas também foi ressaltado pelos representantes da comunidade científica como fator de agravamento do risco de desastres para os próximos anos, e a necessidade, ainda mais urgente, de desenvolver ações de mitigação e adaptação no âmbito local.

Na parte da tarde, os participantes se dividiram em grupos de trabalho para debater os temas da conferência e votar nos delegados que irão para a etapa estadual, agendada para o dia 16 de abril.

Palestra de orientação sobre os temas da Conferência

Maquete feita por alunos de projeto da defesa civil nas escolas

38 anos da Defesa Civil do Estado de São Paulo

entrega do certificado da Campanha Construindo Cidades Resilientes para o Estado de São Paulo

No último dia 10 de fevereiro, o CERRD-UNISDR, representado por David Stevens, participou da cerimônia de comemoração de 38 anos da Defesa Civil do Estado de São Paulo. O evento foi realizado no Palácio dos Bandeirantes, sede do Governo do Estado, e contou com a presença do secretário chefe da Casa Militar e coordenador estadual de Defesa Civil Coronel PM Marco Aurélio Alves Pinto, que realizou a entrega de Medalhas de Defesa Civil, como reconhecimento da parceria entre governo e cidadãos nas ações de proteção e defesa civil.

Na ocasião, foram entregues os certificados da campanha Construindo Cidades Resilientes aos municípios de Piquete, Santo Antonio do Jardim, Porto Feliz, Poá, Caieiras, Taboão da Serra, Pompéia e Itapecerica da Serra, que aderiram recentemente à Campanha.

Ao final da cerimônia, foi apresentado o curso à distância para formação de Agentes de Proteção e Defesa Civil, desenvolvido em parceria com a Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP). Destinado aos integrantes do Sistema Estadual de Defesa Civil, o curso é gratuito e tem como objetivo formar agentes e gestores para atuação em ações preventivas e reativas em todo o Estado, capacitando-os para lidar com riscos de desastres e eventos climáticos extremos.

Reunião com ponto focal da Campanha no Escritório Regional para as Américas

Na semana de 4 a 7 de fevereiro, a equipe do CERRD-UNISDR esteve em reunião com a equipe do Escritório Regional da UNISDR para as Américas, na Cidade do Panamá. Entre os pontos discutidos na agenda estava o planejento das ações da Campanha em âmbito regional e o papel do Brasil, que ocupa o terceiro lugar no ranking global de cidades participantes. Também foram discutidos aspectos operacionais e metodológicos da Campanha, sempre com o objetivo de aprimorar processos e resultados.

Se você tem sugestões, críticas ou recomendações sobre a Campanha Construindo Cidades Resilientes, entre em contato conosco!

Novos Municípios Participantes

. Brotas (SP)

. Ubá (MG)

. Monte Alegre do Sul (SP)

. Espírito Santo do Pinhal (SP)

. Lindoia (SP)

 

Relatório de Auto-Avaliação de Governos Locais - Ciclo II (LGSAT)

. Barra Velha (SC)

. Piracaia (SP)

 

 

 

Siga las noticias de la UNISDR en línea:

     

 

 

 

Estamos estrenando cuenta en Twitter @UNISDR_AMERICAS
Síguenos!



CONÉCTATE CON