,

UNDRR-CERRD - INFORMATIVO 01/2015


Neste nosso primeiro informativo de 2015 gostaríamos primeiramente desejar aos mais de 6000 colaboradores e parceiros que recebem este informativo um ótimo 2015. Que continuemos construindo juntos a resiliência das nossas comunidades.

Ajude a divulgar o trabalho do Centro. Reencaminhe este Informativo para pessoas que possam se interessar pelo conteúdo. Obrigado!

REENVIAR

Escola Resiliente é Escola Segura - Reunião de Trabalho

UNDRR-CERRD está organizando uma reunião de trabalho no Rio de Janeiro no próximo dia 25 Fevereiro 2015 das 10h00 - 16h30 enfocando a necessidade de termos escolas seguras.

A Plataforma Global para a Redução do Risco de Desastres, realizada em 2009, chamou a atenção para a necessidade de incluir as crianças em iniciativas de conhecimento e redução do risco, especialmente por meio de atividades no âmbito escolar.

No Brasil, a Lei 12.608 destaca a necessidade de estabelecer medidas preventivas de segurança contra desastres em escolas situadas em áreas de risco e de incluir nos currículos do ensino fundamental e médios princípios da proteção e defesa civil e a educação ambiental de forma integrada aos conteúdos obrigatórios.

A reunião tem como objetivo reunir representantes de cidades que já possuem políticas de resiliência no ambiente escolar (defesa civil nas escolas, agente comunitário escolar, simulados de desocupação etc), assim como demais atores envolvidos em políticas e práticas semelhantes para:
. Trocar experiências sobre implementação, limites e resultados alcançados;
. Debater sobre a oportunidade de incorporar os 3 pilares das escolas seguras nos projetos em andamento;
. Articular iniciativas isoladas de forma a otimizar resultados e impactos;
. Fortalecer ações e estimular outras cidades no âmbito da Campanha Construindo Cidades Resilientes.

Se a sua cidade está desenvolvendo trabalhos específicos nesta área e gostaria de compartilhar esta experiência entre em contato consosco. Mande e-mail

Veja a matéria sobre a participação da delegação de Duque de Caxias (foto acima), representando o Brasil no último encontro internacional sobre escolas seguras realizado na Turquia. Clique aqui.

Conferência Mundial 14-18 Março 2015 Sendai, Japão - Inscrição termina dia 20 Fevereiro

As inscrições para a Terceria Conferência Mundial das Nações Unidas para a Redução do Risco de Desastres se encerram no dia 20 Fevereiro próximo para todos os que vão se inscrever através do respectivo Major Group.

O Brasil terá uma representação bem maior do que as 6 pessoas que representaram o Brasil na última conferência mundial que se realizou no Japão em 2005. Mais de 45 brasileiros de diversos setores e diversas regiões do país estarão juntos em Sendai, Japão, contribuindo para um novo Marco de Ações.

Se você ainda não se inscreveu você tem até esta sexta dia 20 para completar a sua inscrição. Maiores informações estão no site do evento ou envie um e-mail para UNDRR-CERRD se precisar de ajuda.

Se você estiver interessado em receber informações sobre esta Conferência e acompanhar as discussões se junte ao Grupo Google que congrega todos os interessados. Visite a página do Grupo Google.

Fórum de Lideranças Empresarias para a Redução do Risco de Desastres

No último dia 02 de dezembro foi realizado em São Paulo o Fórum de Lideranças Empresarias para a Redução do Risco de Desastres - Investimento Resiliente – Aposte Nesta Ideia! , organizado pelo Centro de Excelência para a Redução do Risco de Desastres do Escritório das Nações Unidas para a Redução de Desastres (UNDRR-CERRD) e pela Coordenação-Geral de Ações Internacionais de Combate à Fome do Ministério das Relações Exteriores (MRE-CGFOME), e contando com o apoio da PwC.

O Fórum contou com a presença de mais de noventa participantes (foto acima), representando 47 instituições diferentes, de empresas a prefeituras, de associações e confederações empresariais a organizações internacionais interessadas em contribuir com o fortalecimento do papel do setor privado na Redução do Risco de Desastres (RRD) no Brasil.

O evento foi a culminação de um processo de diálogo e consultas coordenadas pelo UNDRR-CERRD ao longo de 2014, com o objetivo de conhecer melhor os atores e temas de interesse por parte de empresas e associações empresariais relacionados à RRD no Brasil.

O Fórum promoveu a Aliança do Setor Privado para a RRD no Brasil e também lançou a Iniciativa R!SE. A primeira tem como objetivo principal se tornar uma rede de compartilhamento de experiências e articulação de parcerias, e a segunda tem como foco a mobilização de diferentes atores em torno de 8 eixos de atividades, contemplando ações concretas e coordenadas. Em 2015 UNDRR-CERRD continuará trabalhando com o setor privado através destas duas atividades.

Eventos para a sua agenda

Tome nota e coloque na sua agenda os seguintes eventos relevantes:

25 Fevereiro 2015 - Reunião de Trabalho - Escola Resiliente é Escola Segura - Rio de Janeiro, RJ

14 - 18 Março 2015 - Terceira Conferência Mundial das Nações Unidas para a Redução do Risco de Desastres - Sendai, Japão.

Sobre a UNDRR-CERRD

O Centro de Excelência para a Redução do Risco de Desastres (UNDRR-CERRD) foi estabelecido pela UNDRR e pelo Governo Brasileiro na cidade do Rio de Janeiro, com a missão de contribuir para a construção de comunidades resilientes à desastres através da promoção de uma maior sensibilização sobre a importância de se incluir a redução de desastres como um componente central do desenvolvimento sustentável, com o objetivo de reduzir as perdas humanas, sociais, econômicas e ambientais devido à desastres (tanto desastres naturais como tecnológicos).

O Centro também procura ser um agente de promoção de conhecimentos e melhores práticas na área de redução do risco de desastres na região das Américas e com os países de língua portuguêsa através de cooperações e estabelecimento de parcerias.

Se voce tiver interesse em trabalhar para a UNDRR, clique aqui para ver as vagas abertas no momento.

Receba Informações da UNDRR-CERRD

Para receber informações enviadas pela UNDRR-CERRD clique no botão ao lado.

Para deixar de receber informações clique no link Desinscrever abaixo

 

 

 

 

Siga las noticias de la UNDRR en línea:

     

 

 

 

Día Internacional para la RRD
Más información

CONÉCTATE CON