UNDRR-CERRD - INFORMATIVO 01/2016

UNDRR-CERRD - INFORMATIVO 01/2016

Agora em março completa um ano desde a finalização do novo Marco de Sendai para a Redução do Risco de Desastres 2015 – 2030 durante a Terceira Conferência Mundial das Nações Unidas para a Redução do Risco de Desastres realizada em Sendai, Japão no mês de março de 2015.

Vários setores se mobilizam para avançar na implementação do novo Marco. A comunidade científica se reuniu em Genebra para definir uma nova Parceria em Ciência e Tecnologia para apoiar a busca das metas de redução de desastres estabelecidas. Os governos se reuniram agora no início de fevereiro para definir como medir o progresso na implementação do Marco. 

UNDRR também avançou com a nomeação da nova liderança Dr. Robert Glasser que assumiu no início do ano.

Robert Glasser asumme a liderança do UNDRR

Robert Glasser, um líder experiente e especialista em questões de desenvolvimento, foi nomeado como Representante Especial do Secretário-Geral da ONU para a Redução do Risco de Desastres, assumindo a liderança do Escritório da ONU para a Redução do Risco de Desastres (UNDRR) e sucedendo a Sra Margareta Wahlström que completou dois mandatos no final de 2015,

Dr. Glasser disse: "Este é um momento muito emocionante para estar liderando o UNDRR que entrará em uma nova era marcada pela promoção e implementação do Marco de Sendai para a Redução do Risco de Desastres 2015-2030, que visa uma redução substancial nas perdas por desastres, incluindo mortalidade, o número de pessoas afetadas por desastres, perdas econômicas e danos à infra-estrutura crítica, tais como escolas e hospitais. "

De 2008 a 2015, o Dr. Glasser foi o Secretário-Geral da CARE International, uma das maiores organizações humanitárias não governamentais do mundo, presente em mais de 80 países. De 2003-2007, o Dr. Glasserfoi o Chefe Executivo da CARE Austrália. Antes de ingressar na CARE, ele foi Diretor-Geral Assistente da Agência Australiana para o Desenvolvimento Internacional.

Dr. Glasser também já foi um membro do Conselho da Chamada Global de Ações pelo Clima (GCCA), e foi o primeiro Presidente do Conselho da CHS Internacional Alliance, uma nova organização resultante da fusão da People in Aid e o Humanitarian Accountability Partnership (HAP). Ele é um cidadão australiano.

Maiores Informações

Uma nova parceria da comunidade científica

De 27 – 29 de janeiro de 2016 UNDRR organizou em Genebra a Conferência de Ciência e Tecnologia para a Implementação do Marco de Sendai para a Redução do Risco de Desastres 2015 – 2030. O evento fechou com um acordo entre os 700 cientistas e especialistas de risco de desastres para lançar uma nova Parceria em Ciência e Tecnologia envolvendo mais de 65 agências, redes e organizações.

O chefe do Escritório das Nações Unidas para a Redução do Riscos de Desastres (UNDRR), Dr. Robert Glasser, disse: "Esta parceria única tem um papel importante a desempenhar na redução do risco de desastres, salvar vidas e reduzir as perdas econômicas, especialmente em países que menos podem pagar pelo desastre. Mais de 100 milhões de pessoas são afetadas por desastres a cada ano e é preciso prestar especial atenção às condições meteorológicas extremas e eventos relacionados com o clima que respondem por 90% dos riscos naturais.

"É claro que a Parceria em Ciência e Tecnologia será a chave para atingir as metas de redução das perdas de desastres estabelecidas no Marco de Sendai para a Redução do Risco de Desastres 2015-2030, aprovado pelos Estados Membros da ONU em Março de 2015.

O Brasil teve uma participação importante tendo contribuído para diversos painéis e sessões de pôsteres. Participaram o Diretor do CEMADEN, Prof. Osvaldo Moraes, a pesquisadora Dra Tania Sausen, o Prof. Mário Freitas da UDESC e a Profa. Danyelle Stringari, Diretora Acadêmica do CEPED-PR.

Maiores informações sobre o evento

Maiores informações de como participar da parceria

Governos criam indicadores para o Marco de Sendai para a Redução do Risco de Desastres 2015 - 2030

Governos se reuniram em Genebra no início de fevereiro para definir maneiras de medir o progresso na implementação do Marco de Sendai para a Redução do Risco de Desastres, um acordo internacional de 15 anos para controlar o impacto dos riscos naturais e de origem humana.

Marcos Aurélio Lopes Filho, Assessor do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, participou dos trabalhos contribuindo para a criação de um entendimento comum do que países estarão medindo e como, para permitir verificar se os objetivos do Marco de Sendai estão sendo atendidos em todo o mundo até 2030.

O Marco de Sendai tem sete metas que devem ser cumpridas por todos os países. Destina-se a trazer reduções substanciais nas mortes por desastres, o número de pessoas afetadas e perdas econômicas, além de danos à infra-estrutura crítica e interrupção dos serviços básicos, tais como instalações de saúde e educação. O Marco também pretende aumentar o número de países com estratégias nacionais e locais de redução de riscos, reforçar a capacidade dos países em desenvolvimento, e significativamente aumentar a cobertura de sistemas de alerta precoce.

Nos últimos anos as perdas econômicas têm aumentado de forma constante, alimentada pelas mudanças climáticas, a urbanização desequilibrada e desigualdades, e agora atinge, em média, de US$ 250 bilhões a US$ 300 bilhões por ano, de acordo com Relatório de Avaliação Global da UNDRR de 2015. Redução do risco é um bom negócio, com estudos que mostram que cada dólar investido na preparação para desastres economiza sete dólares em custos de recuperação.

Acesse o novo Marco de Sendai para a Redução do Risco de Desastres 2015 - 2030 em português seguindo este link.

Maiores informações sobre a reunião

Campinas inova no combate aos focos de Aedes

Foto - Estadão

No combate aos focos de 'Aedes' Campinas (cidade localizada no Estado de São Paulo, Brasil) inova por usar imagens de satélite de alta resolução e drones. Este trabalho é fruto de uma parceria entre a Defesa Civil de Campinas e Embrapa, e vem contribuindo para aumentar a eficácia da ação de combate ao mosquito alvo. Com certeza esta experiência pioneira vai servir de referência para outros municípios que hoje estão enfrentado o mesmo problema.

A liderança de Campinas já é reconhecida globalmente, sendo que a cidade de Campinas foi nomeada Cidade Modelo da Campanha da ONU Construindo Cidades Resilientes. Mais uma vez Campinas demonstra seriedade na resolução dos problemas de riscos existentes na cidade.

Veja a matéria no Estadão (Crédito Foto Estadão)

Eventos para a sua agenda

Estaremos participando dos seguintes eventos:

29 Fevereiro 1 Março 2016 - Encontro Rumo à Habitat III - Promovido pelo Ministério das Cidades - São Paulo, Brasil.

O objetivo do Encontro é compartilhar um painel de temas sociais e urbanos que permita ampliar o debate nacional e internacional, de forma a subsidiar a posição brasileira nas proposições relacionadas à Agenda Pós-2015 e aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), especialmente ODS 11 Cidades Sustentáveis. Os temas discutidos serão foco de grande parte dos debates que ocorrerão na 3ª Conferência das Nações Unidas sobre Habitação e Desenvolvimento Urbano Sustentável - Habitat III, prevista para acontecer em outubro de 2016.

Maiores Informações

30 - 31 Março 2016 - Seminário Internacional sobre Cidade Resilientes - Organizado pela Prefeitura do Município de Rio de Janeiro - Museu do Amanha - Rio de Janeiro, Brasil

Maiores Informações

SEDEC - Processo seletivo para contratação de consultores

Estão abertos processos seletivos para contratação de consultoria de profissionais e pesquisadores na área de gestão de riscos de desastres.  A contratação se dará no âmbito do acordo de cooperação técnica internacional firmado entre a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa do Brasil e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento.- Escritório Brasil.

Maiores informações 

Sobre o UNDRR-CERRD

Centro de Excelência para a Redução do Risco de Desastres (UNDRR-CERRD) foi estabelecido pelo UNDRR (Escritório das Nações Unidas para a Redução do Risco de Desastres) e pelo Governo Brasileiro em dezembro de 2012.

A missão deste Centro pioneiro é de contribuir para a construção de comunidades resilientes a desastres, através da promoção de maior sensibilização sobre a importância de se incluir a redução do risco de desastres como componente central do desenvolvimento sustentável, com o objetivo de reduzir as perdas humanas, sociais, econômicas e ambientais devido a desastres (tanto desastres socioambientais como tecnológicos).

O Centro também procura ser um agente de promoção de conhecimentos e melhores práticas na área de redução do risco de desastres, envolvendo os países da América do Sul, os países BRICS e os países de língua portuguesa através de cooperação e estabelecimento de parcerias. Este informativo visa manter informado todos os interessados em RRD, principalmente os que atuam nos países de língua portuguêsa. 

Se voce tiver interesse em trabalhar para a UNDRR, clique aqui para ver as vagas abertas no momento.

Receba Informações do UNDRR

Para receber informações em português enviadas pelo UNDRR clique no botão ao lado.

Para deixar de receber informações clique no link Desinscrever abaixo

Ajude a divulgar o trabalho do UNDRR. Reencaminhe este Informativo para pessoas que possam se interessar pelo conteúdo. Obrigado!

 

 

Siga las noticias de la UNDRR en línea:

     

 

 

 

Estamos estrenando cuenta en Twitter @UNDRR Américas y el Caribe
Síguenos!



CONÉCTATE CON