Construindo Cidades Resilientes - Boletim 14


Construindo Cidades Resilientes: minha cidade está se preparando!

Caros pontos focais, parceiros e colaboradores,

Na contagem regressiva para 2015, a Campanha Construindo Cidades Resilientes traz um monte de boas novas para o ano que está chegando!

Como todos sabem, de 14 a 18 de março será realizada aConferência Mundial das Nações Unidas para a Redução do Risco de Desastres, na cidade de Sendai, Japão. Na ocasião, o compromisso dos países com o Marco de Ação de Hyogo será debatido e renovado, a partir dos avanços e limites reconhecidos nos últimos dez anos. As cidades comprometidas com ações de resiliência e de Redução do Risco de Desastres (RRD) também estão convidadas a participar - veja mais detalhes abaixo.

Além disso, temos o prazer de compartilhar duas excelentes notícias relacionadas à Campanha no Brasil: o reconhecimento do Estado de São Paulo como modelo de resiliência e a premiação daCoordenadoria de Proteção e Defesa Civil do Estado do Paraná na convocatória regional sobre uso de sistemas de informação para a RRD - parabéns a todos os envolvidos! Saiba mais nas notícias a seguir.

No âmbito internacional, nossos colegas de Cabo Verde realizaram uma oficina nacional para a Redução do Risco de Desastres que também serviu para impulsionar a Campanha Contruindo Cidades Resilientes no país africano - veja mais informações sobre a iniciativa neste boletim.

A Campanha aproveita para desejar um 2015 com muita energia, resiliência e sustentabilidade para todos!

Conferência Mundial sobre RRD - inscrições para Ignite Stage até 31/12

A III Conferência Mundial para a Redução do Risco de Desastres será realizada em Sendai, Japão, nos dias 14 a 18 de março de 2015. Nela serão realizadas diversas sessões ministeriais que deverão debater os avanços e os desafios na implementação do Marco de Ação de Hyogo, dez anos após a sua criação, e elaborar um novo marco global para a RRD.

Mas a Conferência não é só para Governos Nacionais: os chamadosmajor groups (ONGs, acadêmicos, organizações de jovens e de mulheres entre outros) e também os governos sub-nacionais (Estados e Cidade) também poderão contribuir com a Confereência no Japão.

Uma das formas de participar do evento é por meio do Ignite Stage: o desafio é apresentar uma experiência em RRD em até 15 minutos, para despertar o debate e estimular parcerias entre os participantes.

As inscrições podem ser feitas pelo site da Conferência até o dia 31 de dezembro - participe!

São Paulo: Estado modelo de resiliência

O governador Geraldo Alckmin recebeu no último dia 3 de dezembroCertificado de Estado Modelo da Campanha Construindo Cidades Resilientes, pela implantação de um sistema integrado de gestão e prevenção de riscos de desastres.

A representante especial do secretário-geral das Nações Unidas para a Redução do Risco de Desastres (UNDRR), Margareta Wahlstrom, entregou o certificado ao governador durante cerimônia no Palácio dos Bandeirantes.

"Estamos muito honrados de ser o primeiro Estado do mundo a receber esse reconhecimento. Isso só aumenta nossa responsabilidade. Vamos trabalhar de forma redobrada aqui em São Paulo. Prevenir, resistir, absorver e recuperar, esse é o nosso desafio", disse o governador Alckmin. Ele reforçou também a importância das parcerias para essa conquista. "Mais importante que o Estado ser modelo é ter 213 cidades paulistas resilientes. Trabalhamos juntos com o Governo Federal, universidades, institutos de pesquisas, iniciativa privada e sociedade civil, sempre com foco absoluto em evitar perdas humanas", completou o governador.


A conquista da certificação decorre das ações desenvolvidas e executadas pelo Governo de São Paulo, através da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC/SP) na gestão de riscos, apoiando os municípios do Estado a enfrentarem os desastres de forma organizada e eficiente, prevenindo-se contra perda de vidas e bens materiais.


A Representante Especial também declarou que o Governo de São Paulo é o 1º no mundo a receber a certificação e que "o governador pode ter certeza que outros países, como Austrália, por exemplo, irão procurá-lo para conhecer o trabalho desenvolvido aqui", disse Margareta.

Paraná recebe prêmio da UNDRR Américas

Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Paraná recebeu do Escritório da UNDRR para as Américas prêmio pelo uso de sistemas de informação para a RRD. O Sistema Informatizado de Defesa Civil do Estado do Paraná foi reconhecido como ferramenta de gestão de recursos e ações de defesa civil para os 399 municípios do Estado, que permite o gerenciamento de eventos em tempo real, além do registro e monitoramento de impactos dos desastres na região.

Além do reconhecimento e divulgação da iniciatica paranaense, a pessoa responsável pelo sistema irá participar da Conferência Mundial para a RRD em Sendai, com passagens e estadia custeadas pelo escritório UNDRR das Américas. Parabéns a toda a equipe de Proteção e Defesa Civil do Paraná!

Cabo Verde: cooperação e resiliência

vulcão da Ilha do Fogo

Estado insular localizado na costa Atlântica do continente africano, Cabo Verde é composto por quinze ilhas de origem vulcânica. Uma delas, a Ilha do Fogo, abriga um vulcão ativo, que mobiliza esforços nacionais de prevenção e gestão de emergências relacionadas à sua erupção.

Apesar disso, até agora apenas a capital do país, Praia, faz parte oficialmente da Campanha Construindo Cidades Resilientes. No entanto, após participar do curso realizado em Campinas com apoio da Organização Internacional do Trabalho, OIT, no mês de novembro passado, técnicos do Instituto Nacional de Gestão do Território, do Governo de Cabo Verde, inspiraram-se na experiência brasileira para impulsionar a Campanha no país.

A realização de um workshop nos dias 10, 11 e 12 de dezembro contou com a presença de representantes de todos os municípios caboverdianos, além das corporações de bombeiros e outros atores relacionados à redução do risco de desastres no país, e fomentou interesse pela Campanha. A técnica do INGT, Euda Helena Miranda, que esteve no curso em Campinas, espera que a experiência do Brasil na Campanha inspire os municípios de Cabo Verde a também se comprometerem com ações de resiliência a partir dos Dez Passos Essenciais.

Para saber como fazer parte da rede de cooperação para a RRD entre países de língua portuguesa, entre em contato conosco!

 

Siga las noticias de la UNDRR en línea:

     

 

 

 

Día Internacional para la RRD
Más información

CONÉCTATE CON