Construindo Cidades Resilientes - Boletim Quinzenal 02


Construindo Cidades Resilientes: minha cidade está se preparando!

Caros pontos focais, parceiros e colaboradores da campanha Construindo Cidades Resilientes,

Nas últimas semanas, foram agendadas diversas conferências municipais, regionais e estaduais tendo em vista a II Conferência Nacional de Proteção e Defesa Civil, que será realizada em maio deste ano. A Campanha está acompanhando o processo conferencial e apoiando os municípios com informações sobre o Eixo IV da Conferência - Mobilização e promoção de uma cultura de Proteção e Defesa Civil na busca de Cidades Resilientes. Para solicitar material sobre a Campanha, por favor escreva para llopes@unisdr-americas.org.

Ainda, a Campanha também acompanhou o 1o Encontro de NUDECs do Estado do Rio de Janeiro, organizado com apoio da CARE Brasil e da União Européia: o envolvimento da comunidade em ações de RRD é fundamental para a criação de uma cultura de prevenção e resiliência, e a experiência dos NUDECs reforça essa necessidade.

A importância da ação coordenada entre Estados e municípios também foi assunto das semanas que passaram: o município de Itaoca, atingido por deslizamentos e inundações, não conta com equipe de defesa civil, e contou com o apoio da Defesa Civil do Estado de São Paulo para ações de resposta à emergência que evitaram o aumento do número de vítimas e restabeleceram serviços essenciais.

Para entusiasmar ainda mais os participantes da Campanha, vem aí o Prêmio Cidade Resiliente Brasil, que vai reconhecer o esforço de um município membro da Campanha e divulgar sua experiência em RRD internacionalmente - fique ligado nos nossos boletins e na nossa fanpage para mais informações!

Boa leitura!

II Conferência de Proteção e Defesa Civil - cadastre a sua conferência Municipal e Estadual!

No site da II Conferência de Proteção e Defesa Civil é possível inscrever eventos das etapas estaduais e municipais, além das conferências livres. Confira abaixo os prazos para a realização de cada etapa:

Conferências Municipais/Intermunicipais - 6 de novembro de 2013 a 15 de março de 2014

Conferências Estaduais/Distrital - 20 de março a 20 de abril de 2014

Conferências Livres - 1º de fevereiro a 31 de março de 2014

Conferência Virtual - 2 de janeiro a 31 de março de 2014

Conferência Nacional - 27 a 30 de maio de 2014

Encontro de Núcleos Comunitários de Defesa Civil (NUDECs) do Estado do Rio de Janeiro

No último dia 25 de janeiro foi realizado, na sede da Associação Comercial e Industrial do Estado do Rio de Janeiro (ACIERJ) em Niterói, o primeiro encontro ampliado de Núcleos Comunitários de Defesa Civil (NUDECs) do Estado do Rio de Janeiro.
Na ocasião, foi apresentado estudo diagnóstico sobre os NUDECs no Estado do Rio de Janeiro às lideranças de NUDECs de 04 municípios do Estado – Niterói, São Gonçalo, Teresópolis e São João de Meriti, assim como para seus respectivos coordenadores de Defesa Civil.
O estudo mapeou o número de NUDECs no Estado do Rio, o perfil de seus integrantes e como atuam em seus municípios. Os NUDECs, instituídos pela Política Nacional de Defesa Civil, são grupos compostos por voluntários de comunidades vulneráveis preparados para atuar tanto na prevenção quanto na pronta resposta a um desastre. Além de refletirem sobre os dados da pesquisa, os membros dos NUDECs discutiram a criação de uma Rede Estadual de Núcleos Comunitários de Defesa Civil, de forma a promover maior integração e troca de aprendizagens além de maior articulação para influenciar na Política Estadual de Redução de Risco de Desastres.
O diagnóstico foi promovido pela ONG CARE Brasil em parceria com a Secretaria de Estado de Defesa Civil no âmbito do Projeto Redes Comunitárias e Escolares em Redução de Riscos de Desastres – financiado pela União Europeia/DIPECHO. Ainda no âmbito desse projeto, foi desenvolvido um Manual de Formação de NUDECs. Para acessá-lo, clique aqui.

Ação coordenada em Itaoca: sinergia entre Estado e Município

http://www.sidec.sp.gov.br/dcs/menlink3.php?men=3357#

O município de Itaoca, localizado no Vale do Ribeira, estado de São Paulo, sofreu no mês de janeiro com inundações e deslizamentos decorrentes de chuvas extremas na região. A gravidade dos eventos, que causaram dezenas de vítimas fatais e deixaram centenas de famílias desabrigadas, não teve impactos ainda maiores graças à atuação da defesa civil do Estado de São Paulo, que mobilizou agentes estaduais e municipais, entre servidores e voluntários, para atuar no município. Além do apoio às ações emergenciais, a defesa civil do Estado também apoiou ações de reconstrução e prevenção, identificando moradias em locais de risco que deverão ser relocadas para áreas mais seguras.

Novos Municípios Participantes

 

 

. Pompeia (SP)

Vem aí o Prêmio Construindo Cidades Resilientes Brasil!

Em 2014, a UNDRR irá lançar o Prêmio Construindo Cidades Resilientes Brasil, com o objetivo de selecinar um Município membro da Campanha e divulgar suas ações de RRD internacionalmente!
Fique atento à nossa fanpage no Facebook e aos nossos boletins - em breve mais informações!

 

 

Siga las noticias de la UNDRR en línea:

     

 

 

 

Estamos estrenando cuenta en Twitter @UNDRR Américas y el Caribe
Síguenos!



CONÉCTATE CON