Defesas civis de Campinas e Monte Mor vão agir colaborativamente

 
Prefeito de Monte Mor assina o acordo

Campinas, Brasil, 08/04/2014 - Campinas e Monte Mór assinaram na manhã de hoje um termo de cooperação de atividades de Defesa Civil entre os dois municípios. O acordo faz parte do programa Cidades Resilientes, no qual Campinas foi declarada o ano passado como modelo pela Organização das Nações Unidas (ONU). Os prefeitos Jonas Donizette, de Campinas, e de Monte Mór, Thiago Giatti, assinaram o documento. Participou da cerimônia de assinatura o diretor da Defesa Civil de Campinas, Sidnei Furtado.

A cooperação entre as duas cidades prevê o fornecimento de dados pluviométricos emeteorológicos para o plano preventivo de Defesa Civil, capacitação de servidores públicos e cooperação de assistência humanitária em casos de desastres. A parceria faz parte das ações de integração dos municípios da Região Metropolitana de Campinas (RMC), estabelecidas pela câmara temática de Defesa Civil.

O prefeito Jonas Donizette disse que as duas cidades só tem a ganhar com o termo de cooperação. “Para Campinas, é um aperfeiçoamento do nosso trabalho e também teremos muito o que aprender com Monte Mór. Nos momentos de desastre, o tempo que se ganha quando se pode prevenir tragédias já pode salvar uma vida”, ressaltou Jonas. O prefeito de Monte Mór destacou a importância que este convênio trará para Monte Mór. “Os equipamentos que Campinas possui para monitorar e prevenir desastres serão de grande valia para alertar também a nossa população”, disse Thiago Giatti.

Segundo o diretor da Defesa Civil de Campinas, Sidnei Furtado, Monte Mór tem cinco grandes áreas de risco de enchentes. Furtado disse que já foi instalado na cidade um equipamento para monitorar o nível do rio: quando a água sobe até um nível de risco, o aparelho emite um alarme, que alerta a população a deixar a área iminente de desastre. “O termo de cooperação vai além, porque prevê também capacitação para que Monte Mór passe a segunda etapa do programa de Cidades Resilientes”, disse o diretor.

Com a assinatura do termo de cooperação, a Defesa Civil de Campinas vai fornecer senha de acesso ao sistema Terra MA2, utilizado para o monitoramento do sistema de alerta. Também vai permitir que a Defesa Civil de Monte Mór tenha acesso ao software Donare, que gerencia sistema de donativos e abrigos em caso de desastres. Além disso, haverá capacitação de servidores da Prefeitura de Monte Mór para que eles possam utilizar os sistemas operacionais. Os treinamentos serão coordenados pelo Centro de Capacitação de Proteção e Defesa Civil (CCPDC) do Departamento de Defesa Civil de Campinas.

O Termo de Cooperação terá a duração de quatro anos a partir da data de assinatura.

http://www.campinas.sp.gov.br/noticias-integra.php?id=22730

 

Banner-Ciudades-Resilientes-ESP-PNG-505X74.png

 


Siga las noticias de la UNDRR en línea:

     

 

 

 

Estamos estrenando cuenta en Twitter @UNDRR Américas y el Caribe
Síguenos!



CONÉCTATE CON