UNDRR-CERRD - INFORMATIVO MENSAL
DEZEMBRO 2013


UNDRR-CERRD - INFORMATIVO MENSAL - DEZEMBRO 2013

Este é um informativo mensal enviado pelo Centro de Excelência de Redução do Risco de Desastres (UNDRR-CERRD) estabelecido pela UNDRR e pelo Governo Brasileiro na cidade do Rio de Janeiro. O objetivo é compartilhar informações sobre as atividades desenvolvidas pelo Centro e pelos parceiros.

Ajude a divulgar o trabalho do Centro. Reencaminhe este Informativo para pessoas que poderiam se interessar pelo conteúdo. Obrigado.

REENVIAR

Pesquisadores se reunem para definir uma Agenda e uma Rede

A Secretaria Nacional de Defesa Civil (SEDEC), a UNDRR-CERRD e a FIOCRUZ organizaram, juntamente com o  MRE-CGFOME e o PNUD, um workshop de 2 dias (2 e 3 dezembro 2013) com o objetivo de definir uma agenda de pesquisa e formar uma rede de pesquisadores para fortalecer a área de RRD no Brasil.

O encontro contou com 45 pesquisadores de todo o Brasil que se reuniram no Campus da FIOCRUZ em Brasilia para definir uma estratégia para a implementação de rede de pesquisadores e definir possíveis iniciativas de formação e capacitação em gestão de riscos de desastres, buscando o  fortalecimento das capacidades das instituições acadêmicas nacionais e uma aproximação com a gestão pública.

Mais especificamente os pontos discutidos abordaram:

  1. um levantamento dos atuais e potenciais grupos de pesquisas existentes no país;
  2. caraterísticas e condicionantes específicas do desenvolvimento de pesquisas de RRD (multi-setoriais, multi-centricos, integração de inovações tecmológicas, harmonização de propostas de projeto);
  3. uma agenda de pesquisa para o Brasil;
  4. envolvimento e contribuição das agências fomentadoras de pesquisa;
  5. considerações para o estabelecimento de uma rede de pesquisadores.

Para maiores informações, para receber o relatório do workshop, e/ou para participar da rede de pesquisadores envie um email para Luara Lopes.

Pesquisadores discutiram durante dois dias em grupos apresentando um panorama atual do atual estágio da pesquisa em RRD no Brasil.

A metodologia participativa garantiu o envolvimento de todos inclusive com contribuição virtuais através de compartilhamento on-line em tempo real das discussões.

Houve a participação de representantes dos CEPED's,  das universidades, dos Ministérios e de instituições relevantes para a área.

Líderes locais se reunem em Porto Alegre para discutir Resiliência

A 18ª Cúpula da Rede Mercocidades reuniu durante os dias 27, 28 e 29 de novembro, em Porto Alegre, RS, líderes locais para discutir o processo de integração regional sob a perspectiva das cidades da América do Sul.

A UNDRR, juntamente com a UTADS, o MRE-CGFOME, o CEPED/RS e o GADEC de Porto Alegre, promoveu o Seminário sobre Redução do Risco de Desastres "Construindo Espaços Públicos Resilientes" que contou com apresentações proferidas pelo Ten. Cel. Adriano Krukosky (CBBM-RS), Sr. Jose Manuel Corral (Prefeito de Santa Fé, Argentina), Deputado Adão Villaverde (ALERGS), Ministro Milton Rondó Filho (MRE), Sr. Jonas Donizete (Prefeito de Campinas), Sr. Fernando Gray (Prefeito de Esteban Echevarria e Coordenador da UTADS) e Sr. David Stevens (UNDRR).

Com mais da metade da população mundial vivendo em áreas urbanas, construir cidades mais seguras é um desafio a ser alcançado em longo prazo. Estratégias e políticas públicas podem ser desenvolvidas para atender cada aspecto, como parte de uma visão global para construir cidades, de todos os tamanhos e perfis, mais resilientes e habitáveis.

Maiores informações

Na ocasião do workshop representantes dos municípios de Caraá, Igrejinha e Três Coroas, receberam das mãos do Prefeito de Santa Fé, Sr. José Manuel Corral e do Ministro Milton Rondó Filho (MRE) o certificado de adesão da Campanha Construindo Cidades Resilientes.

Ativa há 16 anos, a Rede de Mercocidades é uma organização presente, nos países do Mercosul e seus associados, que desde sua criação vêm apostando em um Mercosul mais justo e acessível ao cidadão.

O evento lotou o auditório e contou com a participação de diversos setores da sociedade. Na foto Claudio Silva da Rocha liderança forte da área de RRD no Rio Grande do Sul, e o Ministro Milton Rondó Filho (MRE).

Curitiba Cidade Sustentável e Cidade Resiliente

A cidade de Curitiba recebeu em 28 de novembro de 2013, pelas mãos do prefeito Gustavo Fruet, o certificado de adesão à Campanha Construindo Cidades Resilientes. O certificado foi entregue durante a abertura do seminário Meio Ambiente e Cidades Resilientes, que aconteceu no Centro Politécnico da Universidade Federal do Paraná (UFPR) (Foto: Maurilio Cheli/SMCS).

Uma cidade resiliente é aquela que tem a capacidade de resistir, absorver e se recuperar de forma eficiente dos efeitos de um desastre e, de maneira organizada, prevenir que vidas e bens sejam perdidos.

"Nossa cidade sempre foi pioneira em diversas ações, uma referência em sustentabilidade, o que  se confirma com este certificado", disse o prefeito.  Para Fruet, o documento precisa ser recebido como um compromisso desafiador, mas para o qual a cidade está preparada.  Curitiba é a primeira cidade no Paraná que adere à campanha.

Maiores Informações

Peer Review: Observadores Internacionais em Nova Friburgo

Na semana do Dia Estadual de Redução do Risco de Desastres, a Secretaria Estadual de Defesa Civil do Rio de Janeiro, em parceria com o UNDRR, organizou o modelo de avaliação peer review visando trocar experiências sobre o Programa de Preparação das Comunidades para o Enfrentamento de Chuvas Fortes. A comitiva contou com avaliadores internacionais das escolas de Defesa Civil de seus países de origem: Mercedes Vallejo (Espanha), Mauricio Rojas (Chile), Antonio Germán (Peru), Julio Cesar Centero (Equador) e Andrès Casasola (Guatemala).

Esta iniciativa teve o apoio da Secretaria Nacional de Defesa Civil e do Centro de Excelência para Redução do Riscos de Desastres (UNDRR-CERRD) e atenderá à Campanha Construindo Cidades Resilientes – Minha Cidade Está Se Preparando.

"Nós queremos transformar conhecimento científico em ações práticas nas comunidades vulneráveis para minimizar os danos e as eventuais perdas de vida" – Cel. Simões ao comentar a iniciativa inédita feita em Nova Friburgo.

Maiores informações

Eventos para a sua agenda

Tome nota e coloque na sua agenda os seguintes eventos relevantes:

23-25 de abril de 2014 - Segundo Workshop sobre Agenda e Rede de Pesquisas no Brasil para RRD - FIOCRUZ - Petrópolis, RJ.

 27- 29 de maio de 2014 - IV Plataforma Regional de Redução do Risco de Desastres Guayaquil, Ecuador

14 - 18 de março de 2015 - Terceira Conferência Mundial de Redução do Risco de Desastres - Sendai, Japão

 

Sobre a UNDRR-CERRD

Este Centro, pioneiro no âmbito global, tem como missão contribuir para a construção de comunidades resilientes à desastres em todo o Brasil através da promoção de uma maior sensibilização sobre a importância de se incluir a redução de desastres como um componente central do desenvolvimento sustentável, com o objetivo de reduzir as perdas humanas, sociais, economicas e ambientais devido à desastres (tanto desastres naturais como tecnológicas). Este Centro também procura se tornar um agente de promoção de conhecimentos e melhores práticas na área de redução do risco de desastres na região das Américas através de cooperações e estabelecimento de parcerias.

Se voce tiver interesse em trabalhar para UNDRR, clique aqui para ver as vagas abertas no momento.

Receba Informações da UNDRR-CERRD

Para receber informações enviadas pela UNDRR-CERRD clique no botão ao lado. Para deixar de receber informações clique no link Desinscrever abaixo.

 

 

Siga las noticias de la UNDRR en línea:

     

 

 

 

Estamos estrenando cuenta en Twitter @UNDRR Américas y el Caribe
Síguenos!



CONÉCTATE CON