UNDRR-CERRD - INFORMATIVO MENSAL - JANEIRO 2014

UNDRR-CERRD - INFORMATIVO MENSAL - JANEIRO 2014

Este é um informativo mensal enviado pelo Centro de Excelência de Redução do Risco de Desastres (UNDRR-CERRD) estabelecido pela UNDRR e pelo Governo Brasileiro na cidade do Rio de Janeiro. O objetivo é compartilhar informações sobre as atividades desenvolvidas pelo Centro e pelos parceiros.

Ajude a divulgar o trabalho do Centro. Reencaminhe este Informativo para pessoas que possam se interessar pelo conteúdo. Obrigado!

REENVIAR

1° Congresso Internacional Novos Caminhos

1° Congresso Internacional Novos Caminhos, organizado pela Associação dos Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM), foi realizado nos dias 25, 26 e 27 de janeiro para refletir e discutir formas de prevenção para evitar novos desastres como o que aconteceu em 2013 em Santa Maria, que vitimou 242 jovens na boate Kiss.

Em carta, o Coordenador do Centro de Excelência de Redução do Risco de Desastres, David Stevens, levou uma mensagem da UNDRR aos presentes:

"Esforços de reconstrução devem levar em conta estas experiências passadas para criar alternativas menos vulneráveis, mais preparadas, não só em termos de reconstrução dos espaços públicos, mas também no sentido de promover conhecimento e a conscientização dos riscos em toda a sociedade"

Para maiores informações sobre o encontro, clique aqui.

Relatório 2013 de implementação de redução do risco de desastre

O Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, forneceu uma visão geral sobre os progressos realizados em 2013 na implementação da Estratégia Internacional para a Redução de Desastres.

Acesse o relatório aqui.

 

Plataformas Regionais

As Plataformas Regionais são fóruns para apresentar aplicações práticas para a redução do risco de desastres, trocar experiências e desenvolver estratégias e planos de ação para a construção de comunidades resilientes.

A próxima Plataforma Regional para Redução do Risco de Desastres para a região das Américas será em Guayaquil, Equador, de 27 a 29 de maio. É esperada a participação de mais de 400 representantes de 37 países.

Saiba mais sobre a próxima Plataforma Regional clicando aqui. Caso queira se inscrever na IV Sessão da Plataforma Regional em Guayaquil, Equador, clique aqui.

2a Conferência Nacional de Proteção e Defesa Civil

Organizada pelo Ministério da Integração Nacional, a Conferência Nacional vai promover, incentivar e colocar em discussão a questão da Proteção na Defesa Civil a fim de que a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios adotem medidas preventivas e atenuantes, necessárias à redução dos riscos de desastres. UNDRR-CERRD estará presente em muitas das conferências já programadas contribuindo com a discussão sobre a necessidade de garantirmos a construção de cidades resilientes.

Participe da Conferência e contribua com o debate! Etapas preparatórias até 31 de março! Clique aqui para cadastrar.

Saiba mais sobre a 2a Conferência Nacional de Proteção e Defesa Civil clicando aqui.

Número recorde de decretos de emergência em 2013

O ano de 2013 teve o maior número de decretos de situação de emergência e estado de calamidade pública, segundo a Secretaria Nacional de Defesa Civil (SEDEC). Foram 3.747, o maior dos últimos dez anos, representando uma média de 10 decretos por dia no país.

Com a criação do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID), o processo de comprovação dos prejuízos sofridos passou a ser digital, tornando a ação dos municípios e o reconhecimento por parte do governo federal mais ágeis. Somente após o reconhecimento do decreto, os municípios podem receber uma verba de emergência, que é feita pelo Cartão de Pagamento da Defesa Civil (CPDC).

Cliqueaqui para ver todos os decretos.

Parlamento Latino-Americano Estabelece Lei de Resiliência

O Parlamento da América Latina adotou o protocolo sobre a gestão do risco de desastres que obriga seus 23 estados membros a incluir princípios de construção de resiliência em suas legislações existentes.

A adoção do protocolo vem a frente da IV Sessão da Plataforma Regiona de Redução do Risco de Desastres, que será realizada em maio deste ano. Ela será uma oportunidade crucial para as Américas concordar sobre as prioridades, tal como a forma de lidar com as perdas econômicas devido ao aumento da exposição aos riscos.

"O principal objetivo é harmonizar a legislação e minimizar os riscos e os efeitos dos desastres na região", declarou Sr Timoteo Zambrano, presidente da sub-comissão de prevenção e redução de riscos e desastres do Parlamento.

Para maiores informações, clique aqui.

Eventos para a sua agenda

Tome nota e coloque na sua agenda os seguintes eventos relevantes:

23-25 de abril de 2014 - Segundo Workshop sobre Agenda e Rede de Pesquisas no Brasil para RRD - FIOCRUZ - Petrópolis, RJ.

27- 29 de maio de 2014 - IV Plataforma Regional de Redução do Risco de Desastres Guayaquil, Ecuador

14 - 18 de março de 2015 - Terceira Conferência Mundial de Redução do Risco de Desastres - Sendai, Japão

Sobre a UNDRR-CERRD

Este Centro, pioneiro no âmbito global, tem como missão contribuir para a construção de comunidades resilientes à desastres em todo o Brasil através da promoção de uma maior sensibilização sobre a importância de se incluir a redução de desastres como um componente central do desenvolvimento sustentável, com o objetivo de reduzir as perdas humanas, sociais, econômicas e ambientais devido à desastres (tanto desastres naturais como tecnológicos).

O Centro também procura ser um agente de promoção de conhecimentos e melhores práticas na área de redução do risco de desastres na região das Américas através de cooperações e estabelecimento de parcerias.

Se voce tiver interesse em trabalhar para a UNDRR, clique aqui para ver as vagas abertas no momento.

Receba Informações da UNDRR-CERRD

Para receber informações enviadas pela UNDRR-CERRD clique no botão ao lado.

Para deixar de receber informações clique no link Desinscrever abaixo.

 

 

Siga las noticias de la UNDRR en línea:

     

 

 

 

Estamos estrenando cuenta en Twitter @UNDRR Américas y el Caribe
Síguenos!



CONÉCTATE CON