UNDRR-CERRD - INFORMATIVO MENSAL - MARÇO 2014

UNDRR-CERRD - INFORMATIVO MENSAL - MARÇO 2014

Este é um informativo mensal enviado pelo Centro de Excelência para a Redução do Risco de Desastres (UNDRR-CERRD) estabelecido pela UNDRR e pelo Governo Brasileiro na cidade do Rio de Janeiro. O objetivo é compartilhar informações sobre as atividades desenvolvidas pelo Centro e pelos parceiros.

Ajude a divulgar o trabalho do Centro. Reencaminhe este Informativo para pessoas que possam se interessar pelo conteúdo. Obrigado!

REENVIAR

Comitê Consultivo se reúne no Rio de Janeiro

O Comitê Consultivo do Centro de Excelência para a Redução do Risco de Desastres se reuniu no dia 10 de março de 2014 no Palácio do Itamaraty no Rio de Janeiro (ERERIO). O Comitê Consultivo contribui para a discussão das diretrizes gerais para as atividades do Centro garantindo a relevância das atividades previstas vis-à-vis as necessidades e prioridades brasileiras bem como as políticas nacionais de redução do risco de desastres, além de se certificar que os trabalhos propostos estão alinhados com a missão do Centro.

Esta segunda reunião do Comitê Consultivo, que foi co-presidida pelo Ministério das Relações Exteriores e pela Secretaria Nacional de Defesa Civil apresentou um resumo das atividades do Centro no Brasil em 2013 e a proposta de trabalho para o ano de 2014. A reunião teve a grata liderança nos trabalhos do Secretário Nacional de Defesa Civil, General Adriano Pereira Junior, e do Ministro Milton Rondó Filho do MRE-CGFOME. Em particular a oportunidade de ter a visão do Secretário Nacional permitiu rever e analisar com segurança o Plano de Trabalho proposto para o Centro.

O Comitê Consultivo se reunirá novamente no segundo semestre.

Participe do Maior Evento Regional de RRD das Américas

Com o adiamento da Conferência Nacional de Proteção e Defesa Civil para o segundo semestre todos podem agora considerar participar do principal evento regional de RRD das Américas. E para garantir a sua participação, as inscrições para a IV Sessão da Plataforma Regional para a Redução do Risco de Desastres nas Américas foram prorrogadas até o dia 30 de abril próximo. Mais de 100 brasileiros já se inscreveram. Com certeza vamos ter a maior delegação brasileira de todos os tempos.

O fórum multisetorial reúne as principais partes interessadas na redução do risco de desastres e construção de resiliência em todo o continente e será realizado de 27 a 29 de maio de 2014, em Guayaquil, Equador. Será um espaço participativo e de compartilhamento de informações que promoverá o planejamento, monitoramento e tomada de decisões coletivas e estratégicas, assim como ações para o avanço na implementação do Marco de Ação de Hyogo (MAH 2005 – 2015), vinculando esforços regionais, nacionais e locais, e na definição de uma proposta das Américas para o novo Marco Pós-2015 para a Reduçaõ do Risco de Desastres..

Para se inscrever, clique aqui.

Para entender melhor os pontos principais do novo Marco Pós-2015 leia o seguinte documento Elementos Propostos para Consideração no Marco Pós - 2015 para a Redução do Risco de Desastres pelo Representante Especial do Secretário - Geral da ONU para a Redução do Risco de Desastres.

Brasil Lidera Globalmente em 2014 a Campanha Construindo Cidades Resilientes

De cada dez cidades que já aderiram à Campanha Construindo Cidades Resilientes uma é brasileira: No início de abril o total de cidades comprometidas em seguir a Campanha Construindo Cidades Resilientes no Brasil chegou a 175. Embora há uma liderança da região Sul e Sudeste, principalmente em São Paulo, as novas adesões em outros estados mostram que a Campanha começa a envolver as outras regiões do Brasil. Cachoeiro de Itapemirim é a primeira cidade do Espírito Santo a se comprometer com a Campanha.

Na foto o Coordenador Municipal de Defesa Civil de Cachoeiro de Itapemirim, Sr. Lúcio Marcílio Faro, recebe os cumprimentos do Diretor do Departamento de Minimização de Desastres da SEDEC, Sr. Armin Braun.

A sua cidade já aderiu ?.

Maiores informações FB

Pesquisadores vão se encontrar em Petrópolis para definir uma agenda de pesquisas em RRD

UNDRR, FIOCRUZ, SEDEC, MRE-CGFOME e o PNUD estão organizando o 2º Workshop sobre Agenda e Rede de Pesquisas no Brasil para RRD em Petrópolis nos dias 28-30 de abril próximo para discutir prioritariamente a definição de uma agenda nacional de pesquisa em RRD e uma estratégia para o estabelecimento de uma rede de pesquisadores em RRD no Brasil.

Outros temas que serão discutidos incluem a harmonização de conceitos e terminologias, bancos de dados de eventos históricos e de perdas por desastres, o processo do MAH2015, contribuições para a Conferência Nacional de Proteção e Defesa Civil, e a questão do genero e desastres.

Este workshop vai continuar os trabalhos iniciados durante o workshop anterior realizado em 2013 em Brasília (2 e 3 de dezembro de 2013) que contou com a participação de 45 dirigentes dos CEPED’s já criados, dirigentes de universidades que estão em processo de criação de CEPED’s, representantes de Ministérios com experiência de trabalho com universidades e pesquisadores de instituições relevantes para a área.

Maiores Informações FB

UNDRR no Chile

A Sra. Margareta Wahlström, chefe da UNDRR, teve a oportunidade de se reunir esta semana com a Presidente do Chile, Sra. Michelle Bachelet, antes de participar de uma consulta regional sobre a redução do risco de desastres com os 11 países membros da União de Nações Sul-Americanas (UNSAUL).

Elas conversaram sobre alertas precoces no Chile e a evacuação de 900.000 pessoas devido ao terremoto e tsunami que impactou o país recentemente. A Presidente Bachelet destacou a oportunidade existente no processo de recuperação para estudar a forma de garantir que tanto a população como a infraestrutura social sejam localizadas em áreas menos expostas e perigosas dentro das áreas urbanas, e igualmente as repercussões financeiras de tais decisões.

A Sra. Wahlström destacou o papel fundamental que os governos locais podem desempenhar para a redução do risco de desastres e a necessidade de que os governos nacionais apoiem o desenvolvimento de suas capacidades para lidar com estes riscos. Durante a conversa também se abordou a grande oportunidade que 2015 traz para integrar as agendas globais sobre redução do risco de desastres, o câmbio climático e o desenvolvimento sustentável.

No mesmo dia, a Chefe da UNDRR também participou de uma mesa redonda com representantes da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Guayana, Paraguai, Peru, Suriname y Uruguai. Esta reunião da UNASUL foi uma consulta sobre o marco pós-2015 para a redução do risco de desastres que será aprovada na Terceira Conferência Mundial das Nações Unidas para a Redução do Risco de Desastres, a ser realizada em março de 2015 em Sendai, Japão.

Para mais informações clique aqui.

Oficina Regional de Proteção e Defesa Civil do Vale do Paranhana Região das Hortênsias e Alto Sinos

Vereadores da região participam da temática sobre “Cidades Resilientes”

Os Coordenadores Municipais de Defesa Civil de Riozinho, Rolante, Caraá, São Francisco de Paula, Parobé, Igrejinha, Santo Antonio da Patrulha e Três Coroas reuniram-se, no dia 09 de abril pp, na cidade de Riozinho para prosseguirem com suas atividades de capacitação e planejamento. 

Do encontro participaram representantes do Poder Legislativo municipal. A pauta incluiu uma discussão sobre as estruturas necessárias para as coordenadorias municipais e, qual o sentido da “Campanha Cidades Resilientes”, permitindo que os Coordenadores debatessem entre si e com os parlamentares presentes as ações realizadas e os desafios que deverão ser enfrentados para construir e organizar um bom sistema de defesa, em face dos desastres sócio-ambientais, percepção e gestão de risco e gestão de desastres.

O envolvimento do poder legislativo nos trabalhos dos coordenadores municipais de defesa civil representa com certeza um avanço significativo no trabalho do envolvimento de todos os setores da sociedade na questão de construção de cidades resilientes

Para maiores informações contacte Cláudio Silva da Rocha - Coordenador Voluntário da Oficina Regional de Proteção e Defesa Civil do Vale do Paranhana Região das Hortênsias e Alto Sinos

Eventos para a sua agenda

Tome nota e coloque na sua agenda os seguintes eventos relevantes:

28-30 de abril de 2014 - Segundo Workshop sobre Agenda e Rede de Pesquisas no Brasil para RRD - FIOCRUZ - Petrópolis, RJ. Maiores Informações

27- 29 de maio de 2014 - IV Plataforma Regional de Redução do Risco de Desastres Guayaquil, Equador

4 - 7 de novembro de 2014 - 2a Conferência Nacional de Proteção e Defesa Civil, Brasília, DF

14 - 18 de março de 2015 - Terceira Conferência Mundial de Redução do Risco de Desastres - Sendai, Japão

UNDRR procura um consultor para engajamento do setor privado em ações de Redução do Risco de Desastres no Brasil

Segue no link abaixo uma oportunidade para um trabalho de consultoria na UNDRR-CERRD. Agradeceríamos se pudesse divulgar esta oportunidade para profissionais que estariam interessad@s em serem considerad@s.

Todos os interessados deverão seguir as instruções detalhadas nos Termos de Referência enviando as propostas técnica e de preço até terça-feira, dia 22 de abril de 2014 para a Sra. Aida Burnier da Silveira E-Mail aburnier@unisdr-americas.org. Avaliaremos somente as propostas recebidas até esta data.

Por favor contacte a Sra. Burnier se tiver quaisquer dúvidas que possam surgir com relação a esta oportunidade.Agradecemos desde já o seu apoio em divulgar para profissionais interessados

Termos de Referência da Consultoria

Sobre a UNDRR-CERRD

Este Centro, pioneiro no âmbito global, tem como missão contribuir para a construção de comunidades resilientes à desastres em todo o Brasil através da promoção de uma maior sensibilização sobre a importância de se incluir a redução de desastres como um componente central do desenvolvimento sustentável, com o objetivo de reduzir as perdas humanas, sociais, econômicas e ambientais devido à desastres (tanto desastres naturais como tecnológicos).

O Centro também procura ser um agente de promoção de conhecimentos e melhores práticas na área de redução do risco de desastres na região das Américas através de cooperações e estabelecimento de parcerias.

Se voce tiver interesse em trabalhar para a UNDRR, clique aqui para ver as vagas abertas no momento.

Receba Informações da UNDRR-CERRD

Para receber informações enviadas pela UNDRR-CERRD clique no botão ao lado.

Para deixar de receber informações clique no link Desinscrever abaixo

 

 

Siga las noticias de la UNDRR en línea:

     

 

 

 

Estamos estrenando cuenta en Twitter @UNDRR Américas y el Caribe
Síguenos!



CONÉCTATE CON