UNDRR-CERRD - INFORMATIVO 05/2014


UNDRR-CERRD - INFORMATIVO 05/2014

Este é um informativo enviado periodicamente pelo Centro de Excelência para a Redução do Risco de Desastres (UNDRR-CERRD) estabelecido pela UNDRR e pelo Governo Brasileiro na cidade do Rio de Janeiro. O objetivo é compartilhar informações sobre as atividades desenvolvidas pelo Centro e pelos parceiros.

Ajude a divulgar o trabalho do Centro. Reencaminhe este Informativo para pessoas que possam se interessar pelo conteúdo. Obrigado!

REENVIAR

Rascunho pré-zero do marco pós-2015 para a redução do risco de desastres

Como resultado da primeira reunião do Comitê Preparatório para a Terceira Conferência Mundial que foi realizada em Genebra de 14-15 de julho de 2015 o rascunho pré-zero do marco pós-2015 para a redução do risco de desastres está agora disponível. Ele servirá como base para as reuniões consultivas informais abertas que os Co-diretores do Escritório do Comitê Preparatório para a Terceira Conferência Mundial das Nações Unidas sobre Redução do Risco de Desastres, mandatadas pela primeira reunião do Comitê Preparatório realizada em Genebra, em 14 -15 de julho de 2014, a serem realizadas em setembro e outubro de 2014.

Com base nessas reuniões consultivas, até meados de outubro, os Co-diretores irão preparar um Rascunho Pré-Zero para a segunda reunião da Comissão Preparatória, que deverá ocorrer em Genebra, na Suíça, nos dias 17-18 de novembro de 2014. Nesta reunião a proposta para o marco pós-2015 para a redução do risco de desastres será discutida novamente.  

Maiores informações sobre este processo de consulta poderá ser obtida seguindo o seguinte link.:http://wcdrr.org/home

Acesse o Rascunho Pré-Zero

UNDRR promove encontro com o Setor Privado

1o Workshop da Aliança do Setor Privado para a Redução do Risco de Desastres no Brasil foi realizado no último dia 17 de setembro, organizada pelo UNDRR juntamente com a Rede Brasileira do Pacto Global. Este primeiro encontro teve como objetivo conhecer melhor ações que já estão sendo desenvolvidas no Brasil e discutir opções de estratégias que poderiam contribuam para consolidar compromissos e ações concretas no campo de Redução de Risco de Desastres (RRD) no Brasil.

No âmbito global existem duas iniciativas que são referências importantes das ações de engajamento do setor privado nas ações de redução do risco de desastres (RRD): AParceria para a Redução do Risco de Desastres do Setor Privado que reúne dezenas de empresas de todo o mundo para contribuir com a redução de risco de desastres, a partir de 5 elementos essenciais, e a iniciativa R!SE – “Disaster Risk-Sensitive Investments” que desenvolve projetos com o objetivo de difusão de informação e boas práticas que visa contribuir que os investidores tenham “investimentos resilientes”e na construção de uma sociedade resiliente incentivando a mudança de uma cultura reativa para uma cultura de prevenção.

Para outubro estamos organizando o 2º workshop. Se a sua empresa está interesse em participarentre em contato conosco para maiores informações. Prioridade neste momento está sendo dada para participantes que venham de empresas que já estão desenvolvendo ou considerando desenvolver atividades na área de RRD.

260 Cidades Brasileiras Comprometidas com a Resiliência

Nos últimos meses, a Campanha Construindo Cidades Resilientes manteve ritmo acelerado de adesões: em âmbito global, a Campanha ultrapassou o impressionante número de 2.000 cidades participantes de todo o mundo - a cidade brasileira de Águas da Prata, no Estado de São Paulo, representou esse marco no avanço da Campanha pelo mundo.

O Brasil continua contribuindo com esse avanço: de fato, o pais chegou ao segundo lugar global em número de cidades participantes, ultrapassando as 254 cidades do Líbano.

Essa conquista reflete o comprometimento das cidades participantes e da equipe da Campanha, em especial o Promotor Sidnei Furtado que, com seus colegas da Defesa Civil de Campinas (SP), tem se dedicado a divulgar a Campanha pela região e por todo o país! Conheça um pouco mais sobre eles no Boletim da Campanha.

Eventos para a sua agenda

Sobre a UNDRR-CERRD

Este Centro, pioneiro no âmbito global, tem como missão contribuir para a construção de comunidades resilientes à desastres em todo o Brasil através da promoção de uma maior sensibilização sobre a importância de se incluir a redução de desastres como um componente central do desenvolvimento sustentável, com o objetivo de reduzir as perdas humanas, sociais, econômicas e ambientais devido à desastres (tanto desastres naturais como tecnológicos).

O Centro também procura ser um agente de promoção de conhecimentos e melhores práticas na área de redução do risco de desastres na região das Américas através de cooperações e estabelecimento de parcerias.

Se voce tiver interesse em trabalhar para a UNDRR, clique aqui para ver as vagas abertas no momento.

Receba Informações da UNDRR-CERRD

Para receber informações enviadas pela UNDRR-CERRD clique no botão ao lado. Para deixar de receber informações clique no link Desinscrever abaixo

 

 

 

Siga las noticias de la UNDRR en línea:

     

 

 

 

Estamos estrenando cuenta en Twitter @UNDRR Américas y el Caribe
Síguenos!



CONÉCTATE CON