International Strategy for Disaster Reduction
Latin America and the Caribbean   

Newsletter ISDR Inform - Latin America and the Caribbean
Issue: 13/2006- 12/2006 - 11/2005 - 10/2005 - 9/2004 - 8/2003 - 7/2003 - 6/2002 - 5/2002 - 4/2001- 3/2001

Partners in Action

Back
Content
Forward

World Disaster Reduction Day Activities



Cuba
Construction Faculty University of Camagüey

On Wednesday 11 October 2000, Civil Engineering and Architecture students of the University of Camagüey’s Construction Faculty celebrated World Disaster Reduction Day.

First-year students and several professors assembled at the University’s National Emblems Hall to hear Eduardo U. Leal Acosta, head of the Civil Engineering Division’s Defense Preparedness Department (DPD), speak about the significance of the UN International Decade for Natural Disaster Reduction (IDNDR), which ended last year, and the International Strategy for Disaster Reduction (ISDR) that replaced it as a permanent United Nations agency. He also described the tasks that the Faculty will embark upon to fulfill the ISDR’s vision, mission and goals, as part of the integral education and training of Cuba’s future engineers and architects.

Professor Leal Acosta also conducted a methodological workshop for his colleagues in Civil Engineering on the implementation of disaster management in road building and maintenance.

Joaquín López Miranda, head of the Architecture Division’s DPD, gave a lecture to third year students about the environmental impact of forest fires in Cuba.

In addition to these events, during the first class of the day, all Faculty professors gave a brief talk to their students on the significance of the ISDR.


Costa Rica

On 9 and 10 October 2000, the National Creativity Festival was held at the Children’s Museum in San José, Costa Rica.

Its subject this year was water. The event was organized by the Ministry of Education’s National Music Advisory Board, and some 1,500 children participated in representation of nearly 70 schools across the country.

An ISDR stand was set up to distribute Campaign material. World Disaster Reduction Day t-shirts were handed out as part of the prizes. Each school sent an arts delegation, and the event was widely covered by the country’s media.


Brasil

O Núcleo de Educação e Esporte Comunitário “TURMA DA PAZ” é uma entidade civil sem fins lucrativos nascida em 1997 e que desenvolve diversos trabalhos de prevenção nas áreas de: Drogas e Direitos Cíveis. Dentre eles podemos destacar o mais recente referente à prevenção de desastres nas encostas (fotos em anexo) dos morros da Capital do Estado de Sergipe (650.000 habitantes), Aracaju. Para comemoração do Dia Internacional de Prevenção de Desastres nossa entidade realizou uma série de Palestras onde repassou para os jovens participantes a importância da implementação de uma Política Preventiva na Área de Prevenção de Desastres, ressaltando a importância social e educativa que iniciativas nesta área poderiam trazer as comunidades mais carentes. Na oportunidade a Coordenação Estadual da Defesa Civil realizou um Seminário com a Participação de Diversas Autoridades Governamentais e o Corpo de Bombeiros local onde foi decidida a implantação, a partir do ano que vem, de uma ampla política de Redução de Desastres em todo o território do Estado de Sergipe, atingindo principalmente as camadas mais pobres da nossa sociedade (fotos em anexo). Ficou determinada também a implementação de uma série de Palestras, abordando estes temas, a serem realizadas no ano que vem nas Escolas da rede Pública e Privada do Estado de Sergipe. Ficou determinada a solicitação, ao IERD, de uma Equipe de Instrutores para poder treinar alguns Agentes Multiplicadores nessa área. Estes agentes deverão atuar como implantadores do Programa de Redução de Desastres em nosso Estádio.

A TURMA DA PAZ acompanhará e participará ativamente destes treinamentos, assim como da implantação do Programa, para que possamos acabar definitivamente com os danos causados pela falta de preparação da comunidade perante uma situação de risco ou de catástrofe.

Como conseqüência destas ações recebemos o apoio e colaboração do Centro de Voluntários de Sergipe ( http://www.voluntariosse.org.br ) que irá se somar a Defesa Civil e a TURMA DA PAZ em está empreitada social.

A seguir, matéria sobre a Defesa Civil do Estado de Sergipe – Brasil e suas ações na área de Prevenção de Desastres.

A Coordenadoria Especial de Defesa Civil da Casa Civil do Governo do Estado de Sergipe tem como Coordenador geral ao Engenheiro Civil Nicanor Moura Neto que tem se preocupado pela implantação de uma Política Preventiva na área de Redução de Desastres. Nicanor Moura diz que: “É importante que cada cidadão sinta o grau de responsabilidade que lhe cabe e de que forma, pode desempenhar o seu papel e, em que áreas de atuação deve participar nas ações de prevenção e preparação para enfrentar os desastres.

Ao termino da Década Internacional para Redução de Desastres – DIRDN – no final de 1999 – A Organização Mundial das Nações Unidas – ONU -, concluiu que foram significativos os resultados obtidos na redução de desastres.
Neste sentido, será dada continuidade ao esforço na redução dos desastres, através da EIRD – Estratégia Internacional Para a Redução de Desastres, que traz o seguinte tema para o ano 2000: “REDUÇÃO DE DESASTRES, EDUCAÇÃO E JUVENTUDE.

Somente bem organizada e treinada a comunidade poderá prevenir e dar resposta eficiente aos desastres. Portanto, para se conseguir um resultado eficaz é necessário unir as forças das comunidades através da organização da COMDEC – Coordenadoria Municipal de Defesa Civil e de NUDEC´s – Núcleos Comunitáriops de Defesa Civil nos Municípios.

Neste aspecto, cresce a importância do papel das Coordenadorias Estaduais e Municipais de Defesa Civil. Como bases onde esta alicerçado o Sistema Nacional de Defesa Civil – SINDEC. Cabe-lhes organizar e preparar as comunidades na ocorrência de um eventual desastre.

Educação com jovens representam poderosas forças para as mudanças. A educação e os centros Educativos, tais como escolas, Universidades podem modificar a percepção e as atitudes das pessoas, os efeitos podem multiplicar-se dentro de uma mesma comunidade.

Uma cultura de prevenção e algo que se conquista com o tempo. O que se precisa é uma mudança em nossas atitudes, as quais devem basear-se na convicção de que precisamos ser fatalistas a respeito dos riscos que implicam os desastres.
O objetivo desta campanha, portanto, é continuar construindo uma cultura de prevenção através dos canais educativos, com objetivo de que a juventude de hoje, tome atitudes mais conscioentes na redução de desastres no futuro”.

Estas palavras foram vertidas na abertura do Foro de Debates sobre Redução de Desastres, organizado pela Defesa Civil em parceria com a TURMA DA PAZ.


Back
Content
Forward
  © UN/ISDR