UNDRR-CERRD está organizando uma reunião de trabalho no Rio de Janeiro no próximo dia 25 Fevereiro 2015 das 10h00 - 16h30 enfocando a necessidade de termos escolas seguras.
A Plataforma Global para a Redução do Risco de Desastres, realizada em 2009, chamou a atenção para a necessidade de incluir as crianças em iniciativas de conhecimento e redução do risco, especialmente por meio de atividades no âmbito escolar.
No Brasil, a Lei 12.608 destaca a necessidade de estabelecer medidas preventivas de segurança contra desastres em escolas situadas em áreas de risco e de incluir nos currículos do ensino fundamental e médios princípios da proteção e defesa civil e a educação ambiental de forma integrada aos conteúdos obrigatórios.
A reunião tem como objetivo reunir representantes de cidades que já possuem políticas de resiliência no ambiente escolar (defesa civil nas escolas, agente comunitário escolar, simulados de desocupação etc), assim como demais atores envolvidos em políticas e práticas semelhantes para:
. Trocar experiências sobre implementação, limites e resultados alcançados;
. Debater sobre a oportunidade de incorporar os 3 pilares das escolas seguras nos projetos em andamento;
. Articular iniciativas isoladas de forma a otimizar resultados e impactos;
. Fortalecer ações e estimular outras cidades no âmbito da Campanha Construindo Cidades Resilientes.
Se a sua cidade está desenvolvendo trabalhos específicos nesta área e gostaria de compartilhar esta experiência entre em contato consosco. Mande e-mail
Veja a matéria sobre a participação da delegação de Duque de Caxias (foto acima), representando o Brasil no último encontro internacional sobre escolas seguras realizado na Turquia. Clique aqui.