Cidades Brasileiras discutem a integração da Escola Segura e Campanha Cidades Resilientes

Descrição das fotografias: Reunião sobre a Campanha Construindo Cidades Resilientes e o projeto Escola Integral Segura em Campinas. Créditos: Sidnei Furtado, promotor em Brasil da Campanha Mundial Construindo Cidades Resilientes: ¡Minha cidade se está preparando! – UNDRR.

.

Por: Sidnei Furtado, promotor em Brasil da Campanha Mundial Construindo Cidades Resilientes: ¡Minha cidade se está preparando! – UNDRR.

 

CIDADE DE PANAMÁ, PANAMÁ, 15 de novembro, 2019 – Encontro realizado na cidade de Campinas, no dia 22 de outubro, discutiu a implementação da Escola Segura Integral nas atividades realizadas dentro das escolas e a sua integração com a Campanha Construindo Cidades Resilientes.

Participaram da reunião representantes das cidades de Americana, Arthur Nogueira, Campinas, Cosmópolis, Engenheiro Coelho, Holambra, Hortolândia, Indaiatuba, Itatiba, Jaguariúna, Monte Mor, Morungaba, Nova Odessa, Paulínia, Pedreira, Santa Bárbara d'Oeste, Santo Antônio de Posse, Sumaré, Valinhos, Vinhedo e Petrópolis.

O evento contou com a presença de Paulo Renato Vaz, secretário de Defesa Civil da cidade de Petrópolis do Estado do Rio de Janeiro, que apresentou os números da Defesa Civil nas Escolas no último semestre: foram mais de 20 mil alunos envolvidos em 631 atividades em 180 escolas.

Ficou deliberado na reunião que será implementado o projeto piloto "Campanha Cidades Resilientes e a Escola Segura Integral" e que incialmente participarão as cidades de Campinas, São Jose do Rio Preto, Vinhedo, Itatiba e Petrópolis, podendo ser incluídas outras cidades que tenham concluído o Plano Local de Resiliência ou que estejam em fase final de elaboração.

Também participaram do evento representantes da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil e da Universidade Estadual de Campinas que também estarão apoiando o projeto piloto da Campanha Cidades Resilientes e Escola Segura Integral.

Próximas etapas

Cada cidade irá identificar uma escola localizada em área de risco para iniciar o projeto, e no mês de novembro será realizada uma reunião na Universidade Estadual de Campinas para o alinhamento das propostas da Lei Federal 12.608 que cria a Defesa Civil nas Escolas, Projeto Escola Segura Integral e o alinhamento com a Campanha Construindo Cidades Resilientes.

O programa de Escolas Seguras faz parte da Iniciativa Global de Escolas Seguras , liderada pela Oficina das Nações Unidas para a Redução do Risco de Desastres (UNDRR).

No mês de março de 2020 será realizado um Encontro na cidade de Petrópolis, para discussão dos avanços realizados pelas cidades participantes do Projeto Piloto.

Para o promotor da Campanha Construindo Cidades Resilientes no Brasil, Sidnei Furtado, "A troca de experiências e o diálogo entre as cidades é algo muito importante. Essa proposta, de trabalhar a prevenção dentro de sala de aula, deveria ser ampliada para mais cidades por todo o país e segue o direcionamento internacional da ONU de redução do risco de desastres".

---

* A Iniciativa Global de Escolas Seguras (WISS, pela sua sigla em inglês) é liderada pelo Escritório das Nações Unidas para a Redução de Riscos de Desastres, e conta com a inscrição de 52 países pelo mundo inteiro. A iniciativa apoia em motivar e ter o apoio do governo para desenvolver estratégias nacionais e implementar escolas seguras, combinando seus três pilares: instalações seguras para a aprendizagem (infraestrutura resistente a desastres); gestão de desastres nas escolas; redução de risco de desastres e educação resiliente.

 

* A Campanha Global "Construindo Cidades Resilientes" aborda questões de governabilidade local e risco urbano, a fim de ajudar os governos locais a reduzir riscos e aumentar a resiliência em áreas urbanas através da aplicação do Marco de Sendai para a Redução do Risco de Desastres 2015-2030. Com cerca de 1000 municípios registrados na Campanha Mundial "Construindo Cidades Resilientes", os governos locais brasileiros representam 25% dos participantes da Campanha em escala global; metade dos quais se situam no Estado de São Paulo.

 

 

 

 

 

 

Siga las noticias de la UNDRR en línea:

     

 

 

 

 

 

 

Estamos estrenando cuenta en Twitter @UNDRR Américas y el Caribe
Síguenos!



CONÉCTATE CON