Caros pontos focais, parceiros e colaboradores da Campanha,
Como todos sabem, o ano de 2015 tem uma agenda internacional bastante cheia para aqueles que se interessam por resiliência e desenvolvimento sustentável: os países que fazem parte da Organização das Nações Unidas (ONU) deverão negociar acordos internacionais para estabelecer metas e planos de ação para os próximos anos, em temas como clima, redução do risco de desastres e sustentabilidade.
E o que a Campanha tem a ver com isso? Tudo! A resiliência das cidades está diretamente relacionada à forma como os países enfrentam esses desafios globais, e a primeira etapa dessa agenda agitada começa esta semana em Sendai, Japão, com a III Conferência Mundial para a Redução do Risco de Desastres que começa sábado, 14 de março. O Brasil estará representado por uma delegação bastante variada, e a Campanha Construindo Cidades Resilientes deverá ser ainda mais fortalecida: o UNDRR-CERRD vai compartilhar os resultados e as novidades, fique atento aos nossos Boletins!
Ainda nesse sentido, os promotores da Campanha na América Latina estiveram reunidos no Barco da Paz para debater estratégias, resultados e desafios para o pós-2015 durante uma viagem pela região. Ricardo Mena, chefe do Escritório Regional da UNDRR e Sidnei Furtado, Promotor da Campanha no Brasil, estiveram por lá - veja mais na matéria abaixo.
No dia 25 de fevereiro, o UNDRR-CERRD organizou uma reunião de trabalho no Rio de Janeiro sobre Escolas Resilientes: foi uma oportunidade valiosa para conhecer políticas relacionadas ao tema e avaliar o potencial de coordenação e otimização das iniciativas no âmbito da Campanha. Abaixo compartilhamos alguns resultados e divulgamos a Iniciativa Global para Escolas Seguras da UNDRR.
É por essas e outras que 2015 promete ser um ano muito especial para a Campanha! Fique atento às notícias e oportunidades, envie informações sobre a sua cidade e como ela tem se preparado, participe - e boa leitura!