Durante a III Conferência Mundial das Nações Unidas para a Redução do Risco de Desastres, um grupo composto por mais de 25 representantes de agências da ONU, setor privado, academia e Governos nacionais se reuniu no campus da Universidade de Tohoku na manhã do dia 15 de março, para debater os Novos Dez Passos Essenciais para a RRD. A reunião foi moderada por um representante da AECOM, empresa de tecnologia parceira da UNDRR, e contou com a presença da Secretária do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, Dra. Patricia Iglecias, que compartilhou a experiência de São Paulo no fortalecimento da capacidade institucional para a resiliência (Passo Essencial #6).
Destaca-se também a Declaração de Governos Locais e Subnacionais intitulada "Assegurando Melhor Resiliência a Desastres no Ambiente Urbano" (disponível em inglês) que foi preparada pelas lideranças dos governos locais em Sendai.
Já de volta ao Brasil, o UNDRR organizou, em parceria com a Prefeitura de Campinas, reunião de trabalho no último dia 23 de abril (foto acima) com o objetivo de avaliar a atuação do Programa no Brasil (conquistas, resultados e desafios), analisar a proposta para os Novos 10 Passos Essenciais, dentro do Marco de Sendai para a Redução do Risco de Desastres (2015-2030) e acordar estratégias e encaminhamentos para a Campanha no Brasil a partir de 2015.
A reunião contou com a presença do Prefeito Jonas Donizete, de Campinas, da Sra. Regina Alvalá, Coordenadora do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais - CEMADEN, de representantes do Estado de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Minas Gerais, além de empresas privadas, pesquisadores, agentes e gestores de municípios da região e mais distantes, como Porto Alegre.
O encontro foi marcado por dinâmicas participativas e consultas a respeito dos novos 10 Passos Essenciais - em breve divulgaremos os resultados!