Por: Clément Da Cruz, UNDRR para as Américas e o Caribe
CIDADE DE PANAMÁ, Panamá, 11 de novembro de 2019 – Com cerca de 1000 municípios registrados na Campanha Mundial "Construindo Cidades Resilientes", os governos locais brasileiros representam 25% dos participantes da Campanha em escala global; metade dos quais se situam no Estado de São Paulo.
O Estado de São Paulo tem sido no Brasil um motor para a implementação da Campanha em nível local e nacional, notadamente pelo apoio do Sr. Sidnei Furtado, Diretor da Defesa Civil de Campinas (SP) e Promotor da Campanha no Brasil, quem acompanhou a aplicação das ferramentas de autoavaliação para a resiliência de dezenas de municípios brasileiros, e logo os seus processos de formulação de Planos locais em redução do risco de desastres (RRD).
Um deles foi o município de São José do Rio Preto (SP), que apresentou, pelo intermediário do Sr. Sidnei Furtado, o seu Plano de Resiliência ao Sr. Raúl Salazar Salazar, Chefe da Oficina Regional para as Américas e o Caribe da Oficina das Nações Unidas para a Redução do Risco de Desastres (UNDRR), durante o Workshop de Fortalecimento de Capacidades para a Implementação do Marco de Sendai ao nível local que aconteceu nos dias 24 e 26 de setembro em Cidade de Panamá.
Semelhantemente, durante o Terceiro Seminário sobre Desastres Naturais, "Reduzindo riscos e construindo cidades resilientes", celebrado em São Paulo nos dias 15 e 16 de outubro, a Sr. Johanna Granados Alcalá, Assessora em Risco Urbano da UNDRR para as Américas e o Caribe, recebeu uma cópia do Plano de Resiliência de Vinhedo (SP) das mãos do Sr. Osmir Aparecido Cruz, Secretário Municipal do Transporte e da Defesa Social da Prefeitura de Vinhedo.
Outras cidades do Estado de São Paulo estão avançando na formulação do seus Planos de Resiliência, usando metodologias e ferramentas da Campanha Mundial "Construindo Cidades Resilientes", e contando também com o apoio técnico da UNDRR neste processo. Esse acompanhamento os permite conhecer e compreender o seu risco atual e futuro, e também priorizar inversões baseadas no risco e construir cidades mais seguras e mais resilientes.
De esta maneira, o Estado de São Paulo reafirma o seu compromisso para a implementação do Marco de Sendai para a Redução do Risco de Desastres 2015-2030, e cumpre notadamente com a Meta E deste Marco, que procura aumentar consideravelmente o número de países contando com estratégias e planes de RRD aos níveis locais e nacionais.
Links relacionados
https://camp-10-15/
https://camp-10-15/herramientas.html
http://www.defesacivil.sp.gov.br/