UNDRR-CERRD - INFORMATIVO 03/2015

 

UNDRR-CERRD - INFORMATIVO 03/2015

Com a aprovação do novo Marco de Sendai para a Redução do Risco de Desastres 2015 – 2030 durante a Terceira Conferencia Mundial das Nações Unidas para a Redução do Risco de Desastres realizada em Sendai, Japão no mês de março toda a atenção se volta agora para a implementação do novo Marco, inclusive no Brasill.

O verdadeiro trabalho começa agora. E o Brasil tem a oportunidade de implementar rapidamente as ações propostas neste novo Marco. Temos 344 cidades brasileiras comprometidas com a construção de cidades resilientes, temos uma rede de pesquisadores trabalhando juntos para a avançar no tema de RRD e temos uma Aliança do Setor Privado para a RRD no Brasil. Já estamos com todos os parceiros mobilizados para implementar este novo marco. E vamos trabalhar juntos nesta meta.

Em maio tivemos atividades em São Paulo e Santa Catarina (ver notícias abaixo). E tivemos o CONGEPDEC enfocando e discutindo o novo Marco, buscando informações de como implementar o novo Marco nas suas ações de defesa e proteção civil.

UNDRR-CERRD Participa da Semana Estadual de Defesa Civil de Santa Catarina

Santa Catarina comemorou no último dia 18 de maio os 42 anos de liderança da Defesa Civil de Santa Catarina, promovendo na Assembleia Legislativa de Santa Catarina em Florianópolis um debate sobre o novo Marco de Sendai para a Redução do Risco de Desastres 2015 -2030.

A palestra magna foi proferida pelo Professor Allan Lavell, coordenador do Programa de Estudos Sociais, Riscos e Desastres da  Faculdad Latinoamericana de Ciencias Sociales – FLACSO, na Costa Rica, membro fundador da Rede de Estudos Sociais em Prevenção de Desastres na America Latina – LA RED. Prof. Lavell foi reconhecido este ano em Sendai com o Prêmio Mundial Sasakawa 2015  para a redução de riscos e desastres (na foto acima recebendo o prêmio em Sendai). 

O trabalho pioneiro em Santa Catarina, liderado pelo Secretário de Estado da Defesa Civil, Sr. Milton Hobus, é refletido também no engajamento das cidades de Santa Catarina no Programa Construindo Cidades Resilientes. Quatorze cidades estão comprometidas com os 10 passos essenciais do Programa - Araquari, Araranguá, Barra Velha, Blumenau, Brusque, Criciúma, Florianópolis, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joinville, Lages, Ponte Alta, Rio do Sul e Tubarão, totalizando uma população total de 2.280.402 pessoas morando em municípios comprometidos em trabalhar para a redução do risco de desastres.

Maiores informações sobre o evento

Maiores informações sobre a palestra magna do Prof. Allan Lavell

UNDRR-CERRD Participa da Reunião Técnica de Risco e Desastres Promovida pela CEDEC/SP

Com a presença do governador do Estado de São Paulo em exercício, Sr. Márcio França, a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC/SP) realizou no dia 14 de maio, no mezanino do Palácio dos Bandeirantes, uma Reunião Técnica de Risco e Desastres coincidindo com a 2ª Reunião de Coordenadores Regionais de Defesa Civil/2015. 

O evento teve como objetivo enriquecer o debate acerca do tema Redução do Risco de Desastres enfocando o novo Marco de Sendai. O secretário-chefe da Casa Militar e coordenador estadual de Defesa Civil, Cel. PM José Roberto Rodrigues de Oliveira, apresentou a palestra “Gestão de Risco no Estado de São Paulo” e destacou o importante trabalho sendo feito pelo Estado de São Paulo visando a consolidação de um Estado Resiliente. Em dezembro de 2014 o trabalho de liderança do Estado de São Paulo foi reconhecido pela ONU quando o governador Geraldo Alckmin recebeu o Certificado de Estado Modelo da Campanha Construindo Cidades Resilientes, pela implantação de um sistema integrado de gestão e prevenção de riscos de desastres 

O Coordenador do Centro de Excelência para Redução do Risco de Desastres da UNDRR, David Stevens, e Julio Serje, também da UNDRR, contribuíram com a palestra “Metas do novo Marco de Sendai para a Redução do Risco de Desastres 2015-20130 e a Relevância da Iniciativa Global das Nações Unidas para a Coleta de Dados de Perdas por Desastres’’, enfocando as metas estabelecidas pelo novo Marco e a necessidade do Brasil se preparar para monitorar estas metas através da melhoria dos bancos de dados existentes.

A reunião foi prestigiada pelos coordenadores regionais e adjuntos de Defesa Civil; pelos oficiais alunos do “Doutorado em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública”; e por representantes das secretarias  de Educação; Meio Ambiente; Desenvolvimento Econômico; Ciência e Tecnologia; Habitação; Saúde; e Recursos Hídricos. 

Maiores informações siga este link.

Marco de Sendai para a Redução do Risco de Desastres 2015 - 2030

Acesse o novo Marco de Sendai para a Redução do Risco de Desastres 2015 - 2030 em português seguindo este link.

E siga este link para a página wikispace que preparamos para centralizar as informações relevantes sobre a implementação do novo Marco de Sendai. 

Se você estiver interessado em participar da discussão da implementação do novo Marco de Sendai para a Redução do Risco de Desastres 2015 - 2030 em seu país participe do Grupo Google que congrega mais de 300 profissionais envolvidos nesta discussão.. Visite a página do Grupo Google.

Marco de Sendai é Tema na Reunião do CONGEPDEC

Sob a liderança do Cel. Roberto Rocha, Secretário de Defesa Civil do Estado do Estado do Amazonas, foi realizada em Goiânia, GO de 21 – 22 de maio de 2015 a IX Reunião Deliberativa do Conselho Nacional de Gestores Estaduais de Proteção e Defesa Civil.

Os gestores estaduais de defesa e proteção civil tiveram a oportunidade de conhecer em primeira mão o teor das discussões e as decisões que os países tomaram em Sendai. O TC Edemilson de Barros, Coordenador Executivo de Proteção e Defesa Civil do Paraná, e membro da delegação brasileira que esteve em Sendai, apresentou para os Coordenadores Estaduais o novo Marco.

UNDRR-CERRD está comprometida em apoiar o CONGEPDEC na divulgação e implementação do novo Marco de Sendai.

Maiores informações

Eventos para a sua agenda

Estamos apoiando e participando dos seguintes eventos promovidos pelos nossos parceiros:

8 -9 - 10 Junho - 1º Workshop de Cidades Resilientes - Porto Alegre, RS. A Prefeitura Municipal de Porto Alegre através do Projeto Porto Alegre Resiliente estará promovendo este evento. Três temas nortearão o Workshop em Porto Alegre: Mudanças Climáticas, Cultura de Paz e Revitalização das Cidades. As inscrições estão abertas e as vagas são limitadas. Faça a sua inscrição.

18 Junho - Simpósio de Defesa Civil e Cidades Resilientes, Francisco Beltrão, PR Maiores informações

9 Julho - VI Encontro Regional de Proteção e Defesa Civil - Igrejinha, RS Inscrições aqui

Sobre a UNDRR-CERRD

O Centro de Excelência para a Redução do Risco de Desastres do UNDRR (UNDRR-CERRD) foi estabelecido pelo UNDRR (Escritório das Nações Unidas para a Redução do Risco de Desastres) e pelo Governo Brasileiro, com a missão de contribuir para a construção de comunidades resilientes a desastres, através da promoção de maior sensibilização sobre a importância de se incluir a redução do risco de desastres como componente central do desenvolvimento sustentável, com o objetivo de reduzir as perdas humanas, sociais, econômicas e ambientais devido a desastres (tanto desastres socioambientais como tecnológicos).

O Centro também procura ser um agente de promoção de conhecimentos e melhores práticas na área de redução do risco de desastres, envolvendo os países da América do Sul, os países BRICS e os países de língua portuguesa através de cooperação e estabelecimento de parcerias.

Se voce tiver interesse em trabalhar para a UNDRR, clique aqui para ver as vagas abertas no momento.

Receba Informações da UNDRR-CERRD

Para receber informações enviadas pela UNDRR-CERRD clique no botão ao lado.

Para deixar de receber informações clique no link Desinscrever abaixo

Ajude a divulgar o trabalho do Centro. Reencaminhe este Informativo para pessoas que possam se interessar pelo conteúdo. Obrigado!

REENVIAR

 

 

 

Siga las noticias de la UNDRR en línea:

     

 

 

 

 

 

 

Estamos estrenando cuenta en Twitter @UNDRR Américas y el Caribe
Síguenos!



CONÉCTATE CON